Genipabu ou Jenipabu

Tempo de leitura: < 1 minutos

A praia de Genipabu fica na cidade de Extremoz, mas muitos acham que fica em Natal. No entanto, é queridinha dos turistas que vem ao Rio Grande do Norte, visto que suas belas dunas são cheias de aventuras com os passeios de buggy. Além disso, o passeio com os dromedários é bastante disputado pelos turistas.

Mas, uma coisa que as pessoas sempre tem dúvida: a escrita correta é Genipabu ou Jenipabu? As placas que indicam a paradisíaca praia nos deixam confusos.

Genipabu ou Jenipabu: nome tem origem tupi

Antes dos portugueses, quem habitava as terras potiguares, principalmente no litoral, eram os indígenas potiguares. Eles falavam o tupi como idioma oficial. Para eles, o nome “Jenipabu” é uma variação do termo “Jenipapo”.

O Jenipapo consiste em um fruto com uma baga subglobosa geralmente de cor amarelo-pardacenta. Além disso, sua polpa tem cheiro forte e é comestível. Mas também pode ser o principal ingrediente de compotas, doces, xaropes, bebida refrigerante, bebida vinosa e licor.

Mas, calma a história não acaba por aí.

A sílaba “bu” não está à toa, uma vez que é uma variante do ‘y, visto que soa como bu e significa “rio”. Ou seja, Genipabu é o rio de Jenipapos.

Mas, qual a grafia correta?

Não existe a grafia correta. Entretanto, os órgãos oficiais e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) registram a praia como “Genipabu”, embora jornais mais antigos escrevam a palavra iniciando com a letra “J”.

A Academia Brasileira de Letras, no entanto, recomenda que as palavras de origem indígena com a gráfica original. Entretanto, este não é o debate da grafia com origem indígena no RN, uma vez que comentamos sobre Assú.


Você pode ler também:  Quais são as praias mais perigosas do litoral do RN?

Post Anterior | Próximo post

Deixe uma resposta

Clique na imagem abaixo para comprar o nosso livro

Você ainda não leu a revista do Brechando? Clique no link a seguir e leia um conteúdo exclusivo.

Sobre a autora

Jornalista formada pela UFRN, criou o blog em 2015 e não esperava que fosse fazer altas brechadas sobre Natal-RN e outras cidades que visitou. Gosta de trabalhar com a internet, mídias sociais, fotografar e escrever. Clique aqui para saber mais sobre mim.

Desenho: @umsamurai

Brechando Vlog

Arquivos

Calendário

junho 2021
S T Q Q S S D
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  

Categorias