Elino Julião é homenageado em concurso de marchinha de São João

Elino Julião é homenageado em concurso de marchinha de São João

Compartilhe:

São João também é palco de marchinhas e o exemplo disso está o concurso “Faz Mais Elino”, que é um concurso de marchinhas. Sob a organização de Marcelo Veni, a sua finalidade primeiramente é continuar as tradições do forró, uma vez que promete revelar e mostrar a criatividade de compositores, intérpretes e instrumentistas potiguares. Além disso, promete ser uma competição saudável, uma vez que a intenção é valorizar os artistas e não a rivalidade.

O concurso Faz Mais Elino foi criado em 2018 e homenageia o compositor, intérprete e forrozeiro potiguar Elino Julião, uma vez que em 13 de novembro deste 2021 completaria 85 anos. A data de seu nascimento passa a ser comemorado no RN o Dia Estadual do Forró por meio de Lei recentemente sancionada pelo Governo do Estado. Assim como foi em 2020, o concurso será virtual e pretende selecionar, no máximo, 12 marchinhas.

Origem do “Faz Mais Elino”, concurso em homenagem ao Elino Julião

A criação do Concurso de Marchinhas Juninas foi um sucesso em 2018. Além da participação direta em um simbólico movimento de resgate cultural das marchinhas juninas no Estado, o projeto recebeu nas edições anteriores muitas marchinhas inscritas. Boa parte eram de artistas dos mais diversos bairros da cidade, grande Natal e municípios vizinhos.

O projeto, que tem o apoio da Fundação José Augusto e Governo Federal, através da Lei Aldir Blanc RN, surgiu como um estímulo à essa cultura junina. Ainda mais o concurso reforça e resgata a antiga tradição das marchinhas juninas, dando oportunidade aos diversos compositores que têm interesse nesse segmento e querem mostrar sua arte e criatividade.

Sem contar que o concurso pretende oferecer reconhecimento e valorização aos compositores, incentivos que podem contribuir para o desenvolvimento social, econômico e cultural dos participantes. O primeiro lugar, por exemplo, vai ganhar R$ 1500.

Os resultados mostraram, portanto, que esse reconhecimento às manifestações juninas através do concurso e premiações agregadas. Ainda mais merece prestígio com um projeto que as valorize, incentive e projete seus compositores, instrumentistas e intérpretes.

Como fazer as inscrições

As inscrições para o Faz Mais Elino – 3º Concurso de Marchinhas Juninas do Rio Grande do Norte acabarão às 23h e 59 minutos da próxima sexta-feira (11).

As marchinhas classificadas pela curadoria, coordenada pelo músico Mirabô Dantas.  Os compositores concorrerão a 4 mil em premiações, aos troféus “Faz Mais Elino” e as apresentações vão acontecer ao lado da Banda das Marchinhas Juninas.

Com direção musical de Raphael Almeida a banda é formada por Lipe Guedes: Sanfona, Raphael Almeida: Cavaquinho, Jane Eire: Flauta Transversal, Fernando Botelho: Violão de sete cordas, Júnior Canhoto: Zabumba, João Eudes: Triângulo, David Silva: Pandeiro, João Batista e Michele Lima nos backing vocals.

Regras da inscrição

As inscrições são gratuitas e devem concluir às 23h e 59 minutos da sexta-feira (11). Para efetivar a inscrição, o concorrente deve enviar e-mail para o endereço concursoelinojuliao@gmail.com. E, no entanto, deve contendo os seguintes dados e anexos:

a) Título da obra no corpo do e-mail;

b) Nome dos autores no corpo do e-mail;

c) Endereço e telefone de contato no corpo do e-mail;

d) Letra e gravação da marchinha em anexo.

Tags

Commente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

compartilhe:

Sobre lara

Jornalista e publicitária formada pela UFRN, começou despretensiosamente com um blog para treinar seu lado repórter e virou sua vitrine. Além disso, é mestranda em psicologia na UnP e ainda é doida o suficiente para começar mestrado em Estudo da Mídia na UFRN. Saiba mais sobre esta brechadora.

Desenho: @umsamurai.



Últimas brechadas



Breche aí