Coletivo Cida lança espetáculo com muito amor e acessibilidade

Coletivo Cida lança espetáculo com muito amor e acessibilidade

Compartilhe:

O Coletivo Cida realizará nesta quinta-feira (24), às 20 horas, a apresentação de dança “Maré”, no Palco Virtual do Itaú Cultural. Primeiramente, o espetáculo tem como seu diferencial com audiodescrição e libras, a linguagem de sinais. Além disso, o elenco conta com artistas com e sem deficiências, mostrando que a acessibilidade vem do elenco até o vídeo.

O espetáculo existe há quatro anos, mas transformou-se na pandemia em uma obra de audiovisual, uma vez que ainda alguns lugares não reabriram os teatros.

Como é o espetáculo “Maré”

Com coreografia e direção de René Loui e Rozeane Oliveira, a produção discute, pela perspectiva cinematográfica da dança, os diferentes modos de se relacionar. Problematizando gênero, raça, alteridade, capacitismo, e, ainda, violência contra a mulher.

Os outros participantes são Álvaro Dantas, Jania Santos e Marconi Araujo.

Palavras do protagonista do espetáculo e dos participantes

“A vontade de construir esse Maré versão virtual começou em 2020. Fomos aprovados pelo edital Arte como Respiro do Itaú Cultural e apresentamos a versão compartilhada deste trabalho. Recebemos tantas devolutivas positivas que passamos a pensar uma nova forma de apresentar essa dança. Construir uma dança sob a perspectiva do audiovisual, que até então, era algo que o Coletivo CIDA não fazia, foi muito desafiador”, explica o bailarino René Loui, fundador do coletivo.

“Participar deste lindo trabalho foi uma imensa felicidade. Agradeço demais a cada um desta equipe. Foram cinco dias intensos de muito trabalho nas gravações, e poder estar presente fazendo arte, reunindo os colegas que tanto amo e admiro foi realmente muito especial”, comenta a convidada Jania Santos.

Quem perder esta quinta (24) não tem problema

Não se preocupe se perder, uma vez que o Palco Virtual é gratuito e online de quinta-feira a sábado, às 20h, e no domingo, às 19h, pela plataforma Zoom. Todas as apresentações, no entanto, são seguidas por conversas do público com diretores, elencos e convidados.

Você pode ler também:  Grafiteiro francês, morando em Natal, faz exposição

Os ingressos devem ser reservados via Sympla. Para mais informações, basta acessar, portanto, www.itaucultural.org.br.

Após a exibição, Maré fica disponível de 24 de junho, às 22h, a 1° de julho, às 17h, no Youtube do Itaú Cultural www.youtube.com/itaucultural. Em agosto o Coletivo Cida realiza a estreia oficial de Maré dentro da programação do Prêmio Festival Funarte Acessibilidança Virtual.

Tags

Commente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

compartilhe:

Sobre lara

Jornalista e publicitária formada pela UFRN, começou despretensiosamente com um blog para treinar seu lado repórter e virou sua vitrine. Além disso, é mestranda em psicologia na UnP e ainda é doida o suficiente para começar mestrado em Estudo da Mídia na UFRN. Saiba mais sobre esta brechadora.

Desenho: @umsamurai.



Últimas brechadas



Breche aí