Qual significando o nome Neopólis?

Qual significando o nome Neopólis?

Compartilhe:

O bairro de Neopólis, em Natal, faz fronteira com os bairros de Ponta Negra e Capim Macio. Além disso, faz fronteira com Parnamirim através de Nova Parnamirim, conhecido pelo apelido Nem. Mas, você já chegou a se perguntar o porquê deste nome. Por isso, a origem desta matéria.

Foto: Danny Moraes, no Fatos e Fotos de Natal Antiga.

Nome de origem grega

Neópolis é uma palavra formada pela junção de dois termos originários do grego néos (νέα) = novo e pólis (πόλις) = cidade que em tradução livre para a língua portuguesa significa Nova Cidade. Na época, Natal estava se expandido e durante os anos 60 e 70 houve o boom do surgimento dos conjuntos habitacionais.

Uma das curiosidades é que a Caixa Federal Econômica financiou a construção das 760 casas. A prioridade do conjunto era os funcionários públicos e pessoas com renda fixa razoável. Assim como os outros conjuntos habitacionais, os donos só recebiam as casas a partir de um sorteio.

Depois de Neópolis surgiram mais dois conjuntos que formam o atual bairro

Dentre os conjuntos habitacionais que surgiram após o conjunto inicial, formando o que hoje chamamos de bairro Neópolis, encontra-se o conjunto Jiqui, em 1975, e o conjunto Pirangi, cinco anos depois. Logo após vieram os conjuntos de pequenos apartamentos, como Jardim Botânico, entregue inicialmente em 1982. Além de Parque dos Rios e Serrambi IV em 1985.

A história do conjunto habitacional natalense

Em 1994, Neópolis virou bairro através da Lei n.º 4328, de 5 de abril de 1993, publicada no Diário Oficial em 7 de setembro de 1994. Hoje, existem poucas casas originais do conjunto Neópolis, visto que em seu lugar surgiram prédios de três andares.

Você pode ler também:  Sabia que abril vai haver um curso de produção de cinema?

Antigamente era uma granja que pertencia aos irmãos Barreto que, por conseguinte, venderam ao Governo do Estado. A intenção era criar uma “nova cidade”, no qual o nome foi decidido através de uma assembleia dos cooperados. Por muito tempo, o conjunto de Neópolis recebeu um espaço distante do centro, passou a se situar em uma porção central devido a sua privilegiada localização na zona Sul da capital potiguar.

Outros conjuntos habitacionais também receberam nomes similares, como Nova Cidade, Cidade Nova e Nova Natal.

Neópolis é nome de uma cidade de Sergipe

Uma cidade sergipana também se chama Neópolis. Fica as margens do Rio São Francisco e sua fundação aconteceu em 18 de outubro de 1679. Assim como Natal, a cidade também passou pela invasão holandesa, onde travou conflitos com o povo tupinambá e iniciando o que anos mais tarde resultaria na escravização e consequentemente na dizimação desses nativos.

A invasão holandesa na região do Rio São Francisco gerou históricos conflitos com a coroa portuguesa, o domínio do território onde hoje é Neópolis objetivava tomar a Vila do Penedo do São Francisco. Essa invasão dos holandeses, no entanto, durou oito anos na região.

Ao voltar aos portugueses, eles denominaram uma Vila Real do São Francisco. Posteriormente, chamou de Vila Nova D’El Rei. Somente em 1910, recebeu o nome de Villa Nova. Somente em 1910 que a cidade recebeu o nome de Neópolis.

Tags

Commente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

compartilhe:

Sobre lara

Jornalista e publicitária formada pela UFRN, começou despretensiosamente com um blog para treinar seu lado repórter e virou sua vitrine. Além disso, é mestranda em psicologia na UnP e ainda é doida o suficiente para começar mestrado em Estudo da Mídia na UFRN. Saiba mais sobre esta brechadora.

Desenho: @umsamurai.



Últimas brechadas



Breche aí