Quem é o Peter da famosa música do Degradee?

Quem é o Peter da famosa música do Degradee?

Compartilhe:
O Degradee era uma banda de baile famosa em Natal nos anos 80. Entretanto, só começou a gravar na década de 90, quando lançou o álbum “Egito Bahia”, no qual a capa parece o álbum do “Powerslave” do Iron Maiden. O desenho da Powerslave natalense foi feita por José Alves, diagramador da Tribuna do Norte.
O disco foi um sucesso de vendas e gerou os hits como “Cadê Peter” e “Egito Bahia”, assim a banda estourou no mercado do RN, PB e PE.  Mas, quem era o Peter da música?
O grupo misturava um pouco de reggae com axé. Por falar em reggae, era uma homenagem ao cantor jamaicano Peter Tosh, que tinha sido assassinado em 1987, vítima de uma tentativa de assalto.  Além disso, foi um dos cantores tão importante quando Bob Marley.

Quem é Peter Tosh, homenageado do Degradee

Winston Hubert McIntosh era o nome artístico de Peter Tosh. Aos 15 anos, ele se mudou em Trenchtow. Nesta época começou a tocar guitarra. Na década de 60, conheceu Bob Marley e Bunny Livingston , surgindo o The Wailers. Eles conseguiram um contrato com a Island Records, lançando os álbuns “Catch a Fire”, em 1972, e “Burnin’”, em 1973.

Neste mesmo ano, Tosh se envolveu em um sério acidente automobilístico, que matou a sua namorada. Como resultado deixou Tosh com uma fratura grave no crânio e tornou uma pessoa ainda mais difícil de se lidar.

Ele lançou seu disco solo em 1976 pela CBS, “Legalize It”. Além disso, a faixa-título logo tornaria-se o hino do movimento pró-maconha, além da favorita nos shows de Tosh. Sempre mostrando seu lado militante, ele lançou o álbum “Equal Rights” em 1977, no qual queria mostrar seu ponto de vista militante.

Você pode ler também:  Meninas farão um show em homenagem ao Jane Fonda

Apadrinhado pelo Rolling Stones

No final dos anos 1970, lançou os discos “Bush Doctor” e “Mystic Man” e, em 1981, lançou “Wanted Dread And Alive”, álbuns que não foram muito aclamados pelo público. Eles tiveram o apadrinhamento do Rolling Stones, uma vez que gravou os três discos na gravadora do grupo inglês.

O Mick Jagger e Keith Richards, dos Rolling Stones, participaram das gravações de Bush Doctor, incluindo o dueto de Jagger com Tosh “Don’t look back”, uma regravação do grupo The Temptations. Além disso, Tosh participou de clipe dos Stones, o “Waiting on a friend”.

Depois,em 1983, ele lançou o Mama Africa, onde está incluído o seu maior sucesso, a regravação da canção clássica do roqueiro norte-americano Chuck Berry, Johnny B. Goode. Além disso, ele entrou num autoimposto exílio, procurando auxílio espiritual de curandeiros africanos enquanto tentava se livrar de um contrato de distribuição de seus discos na África do Sul. Escute a seguir a versão Johnny B. Goode:

Peter Tosh morreu assassinado

Em 1987, Tosh recebeu um Prêmio Grammy de Melhor Performance de Reggae por “No Nuclear War”. No entanto, no dia 11 de setembro, logo após Tosh retornar à Jamaica, uma gangue de três homens invadiu sua casa exigindo dinheiro. Tosh disse que não tinha, mas os três homens não acreditaram nele e permaneceram por várias horas na casa, torturando Tosh. Quando amigos de Tosh começaram a chegar à casa para cumprimentá-lo pelo seu retorno, a gangue ficou ainda mais nervosa e terminou por disparar, matando Tosh e os deejays Doc Brown e Jeff “Free I” Dixon.

O líder da gangue era Dennis “Leppo” Lobban, um homem de quem Peter Tosh havia ficado amigo e ajudado até mesmo a encontrar um emprego, depois de cumprir uma longa sentença na prisão. Leppo se entregou para as autoridades, foi julgado e condenado à morte por enforcamento, porém sua sentença foi alterada para prisão perpétua em 1995 e ele continua preso até hoje.

Você pode ler também:  No dia do rock, devemos falar do Lágrimas Azuis do Impacto Cinco

Seus cúmplices, no entanto, estão foragidos até hoje.

Escute “Cadê Peter” do Degradee

Como diz a música do Degradee, “Peter Tosh se foi”, no qual era uma forma de homenagear a morte do cantor, que aconteceu no mesmo ano da fundação da banda. Escute Cadê Peter a seguir:

Tags

Commente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

compartilhe:

Sobre lara

Jornalista e publicitária formada pela UFRN, começou despretensiosamente com um blog para treinar seu lado repórter e virou sua vitrine. Além disso, é mestranda em psicologia na UnP e ainda é doida o suficiente para começar mestrado em Estudo da Mídia na UFRN. Saiba mais sobre esta brechadora.

Desenho: @umsamurai.



Últimas brechadas



Breche aí