Compartilhe:

O tema do Brechando Vlog de hoje é falar sobre o Papangu, uma figura típica do carnaval nordestino, principalmente no Rio Grande do Norte, além de comentar se ainda existe hoje este tipo de fantasia. Além disso, o papangu surgiu no final do século 18 e início do século 19 através de uma brincadeira de pessoas que saiam mascarados e mal vestidos para visitar amigos nas festas de entrudo, hoje o famoso mela-mela, e comiam angu. 

A principal característica do Papangu é usar uma máscara bem feia, com o corpo todo coberto, andando sozinho ou em bando. Amado e muitas vezes temido, os papangus faziam a festa, ora assustando, ora divertindo, num misto de palhaço e bicho-papão.

Muita criança tinha medo do papangu em dia dos carnavais. Principalmente se invadirem a casa para fazer arrastão. Para quem não sabe, o arrastão de carnaval é quando um bloco ou grupo de foliões iam na casa da pessoa, invadindo mesmo, para beber e comer e as pessoas deixavam porque era dia de alegria e carnaval. 

Para assistir o mais novo episódio do Brechando Vlog, portanto dê o play a seguir:

Para se inscrever no canal do Brechando no YouTube, clique neste link, uma vez que a missão é conseguir 1000 inscritos.

Você pode ler também:  Sabia que Raul Cortez participava dos desfiles dos carnavais em Natal?
Tags

Commente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

compartilhe:

Sobre lara

Jornalista e publicitária formada pela UFRN, começou despretensiosamente com um blog para treinar seu lado repórter e virou sua vitrine. Além disso, é mestranda em psicologia na UnP e ainda é doida o suficiente para começar mestrado em Estudo da Mídia na UFRN. Saiba mais sobre esta brechadora.

Desenho: @umsamurai.



Últimas brechadas



Breche aí