Lais da UFRN já fez um aplicativo para monitorar dengue

Lais da UFRN já fez um aplicativo para monitorar dengue

Compartilhe:

Quando falamos do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS), lembramos do monitoramento dos casos do Covid-19. Além disso, é um órgão da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Esta não foi a primeira vez que eles monitoram de virais. No início da década de 2010, a equipe do laboratório criou o Observatório da Dengue, visto que eles mapearam os casos da doença causada pelo Aedes Aegypti em Natal.

O aplicativo está disponível para Android, mas também você pode denunciar os focos de dengue através do telefone (84) 2334-5426.

O que foi este aplicativo

Era um projeto que possibilita que a população denunciar a suspeita de focos e casos de suspeita de dengue, zicavírus e chicungunha de forma georreferenciada. Como assim? Eles mapeavam os focos de dengue na cidade a partir de denúncias de populares.

Além disso, o sistema também conta com agentes de endemias através de um aplicativo móvel que permite a criação de rotas de visitas ou para verificação de casos denúncias. Dessa forma, o gestor poderá ter acesso mais rapidamente às informações. Assim, ele pode planejar o combate ao vetor de transmissão da doença de forma mais eficiente.

Para o gestor, o sistema também permite a criação de planos de contingência que mostram para os gestores de acordo com a avaliação e constatação das denúncias.

Com o objetivo de saber mais sobre o projeto e conhecer o aplicativo, acesse neste link.

Outro projetos

O Lais existe desde 2011 e seu escritório fica dentro do Hospital Universitário Onofre Lopes (Huol), o professor Ricardo Valentim é coordenador do projeto. Este não é o único projeto do Lais, uma vez que tem trabalhos voltados para prevenção de sífilis, diagnóstico ósseo e também curso de programação para pesquisadores.

Você pode ler também:  Luanda acha lubrificante biodegradável para metalurgia

Para saber mais sobre os outros projetos, acesse o site da Lais.

Tags

Commente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

compartilhe:

Sobre lara

Jornalista e publicitária formada pela UFRN, começou despretensiosamente com um blog para treinar seu lado repórter e virou sua vitrine. Além disso, é mestranda em psicologia na UnP e ainda é doida o suficiente para começar mestrado em Estudo da Mídia na UFRN. Saiba mais sobre esta brechadora.

Desenho: @umsamurai.



Últimas brechadas



Breche aí