Dia do Jornalista: Quando foi fundada faculdade em Natal

Dia do Jornalista: Quando foi fundada faculdade em Natal

Compartilhe:

Hoje é dia de 7 de abril, dia do jornalista no Brasil, uma homenagem ao Líbero Bardaró, jornalista no período do Império que foi morto e estopim para a queda do Dom Pedro I. Além disso, o foco desta matéria é comentar a origem da faculdade de jornalismo em Natal, uma vez que a profissionalização aconteceu na década de 60. Como resultado, o jornalista Adriano Medeiros compartilhou no grupo Fatos e Fotos Antigas de Natal.

Fundação José Augusto foi primeiramente a primeira sede da Faculdade de Jornalismo Eloy de Sousa surgiu no ano de 1962, como uma unidade independente. Inicialmente, o prédio onde hoje está a Fundação José Augusto (FJA), órgão que administra as atividades culturais do RN. Ainda mais era sede da Faculdade de Filosofia de Natal.

Em 1963, o governo do estado cria a Fundação José Augusto, responsabilizando-a pela manutenção da Faculdade de Jornalismo Eloy de Souza e da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Natal. Esta, fundada pela Associação de Professores do Rio Grande do Norte na década anterior, em 1956.

A Faculdade de Jornalismo só juntou a UFRN na década de 70

A Faculdade de Jornalismo Eloy de Souza, instituição que deu origem ao Curso de Comunicação Social da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). O desempenho inovador da escola, que ensejou uma diversidade de ricas experiências. A primeira turma concluinte de jornalistas aconteceu, portanto, no ano de 1965.

A grande curricular era de três anos. Em 1969 não houve formatura, visto que o motivo era a ampliação do curso para quatro anos. Considerando o ingresso na antiga Faculdade, a última graduou-se em 1977, quando já ocorrera a absorção pela Universidade. Antes da federalização, no entanto, a Faculdade Eloy de Souza conseguiu um total de 12 turmas concluintes.

Você pode ler também:  Estamos P… com o que está acontecendo no jornalismo

A Faculdade de Jornalismo Eloy de Souza constitui-se presença marcante em Natal nas décadas de 60 e 70. Com ela, teve início, no Rio Grande do Norte, a formação sistemática de jornalistas em nível universitário. Participou ativamente dos movimentos de valorização do ensino de comunicação no país e de organização das escolas de comunicação.

A criação da Faculdade Eloy de Souza ocorreu em um período da vida brasileira marcado por ideais de mudança, traduzidos em reivindicações por “reformas de base” e pelo enfrentamento de problemas nacionais com propostas inovadoras. Um dos seus primeiros diretores, Berilo Wanderley, é nome do Centro Acadêmico dos três cursos de Comunicação Social.

A federalização somente consolidada em 1968, após divergências e muitos conflitos com a mantenedora, que chegavam ao conhecimento público pelos meios de comunicação.

A Fundação José Augusto ainda continuou mantendo outros cursos superiores, além de desenvolver outras funções específicas que lhe foram atribuídas como órgão cultural do estado.

Mudou para o Campus na década de 70

No final da década de 70, o curso de jornalismo se mudou para o campus universitário. Inicialmente, as aulas eram no setor de aulas V. No entanto, 20 anos depois, migrou para o setor de aulas II. Hoje, o Departamento de Comunicação Social tem uma sede própria desde 2015, onde fica atrás da Comunica, visto que funciona os principais órgãos de comunicação da UFRN.

Além da UFRN, existem cursos de jornalismo na Universidade Potiguar (UnP) e na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), em Mossoró.

Tags

Commente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

compartilhe:

Sobre lara

Jornalista e publicitária formada pela UFRN, começou despretensiosamente com um blog para treinar seu lado repórter e virou sua vitrine. Além disso, é mestranda em psicologia na UnP e ainda é doida o suficiente para começar mestrado em Estudo da Mídia na UFRN. Saiba mais sobre esta brechadora.

Desenho: @umsamurai.



Últimas brechadas



Breche aí