40 anos da enchente que destruiu Santa Cruz

40 anos da enchente que destruiu Santa Cruz

Compartilhe:

A cidade de Santa Cruz fica a 100 quilômetros de Natal. Na noite do dia 1º de abril de 1981, uma enchente destruiu o sangradouro do seu açude. As águas percorreram por toda a cidade, destruindo casas, ruas e prédios públicos foram totalmente destruídos. Além disso, choveu quase 500 milímetros em apenas um dia, no qual deixou toda a cidade sem eletricidade, uma vez que postes foram destruídos.

No entanto, os estragos do desastre demoraram meses para que pudessem recuperar. O estrago foi tão grande, que chamou a atenção da imprensa nacional, como a Folha de S. Paulo.  Como não tinha veículos de comunicação, toda informação vinha da Igreja Matriz, que abrigou muitas famílias desamparadas, e também no sistema de alto-falante.

Durante todo o mês era comum ver casas totalmente destruídas, móveis na calçada e gente tentando recuperar o pouco que tinha.  Os bairros mais próximos do centro foram os mais atingidos, principalmente o bairro do Paraíso.  Neste período, os desabrigados ficaram em casas feitas de lona, entregues pelo Exército Brasileiro, como se fosse um acampamento.

O estrago só não foi maior, porque a telefonista da Telern de Campo Grande, Maria de Fátima, ligou para prefeitura de Santa Cruz avisando o que aconteceu inicialmente em sua cidade e telefonou para os moradores saíssem quanto antes.

Veja o vídeo das fotografias que mostra um pouco de como foi a tragédia.

Outras cidades também sentiram na pele

Primeiramente, as fortes chuvas romperam o açude de Mãe D’Água, de Campo Grande.  Lá, o sangradouro não conseguiu suportar a grande quantidade de água, consequentemente, se rompeu e a água encaminhou para o açude de Santa Cruz, que estava sangrando e as suas paredes também não aguentou a grande quantidade de água. Como resultado, a represa também se rompeu.

Você pode ler também:  Ateliê Bar abrirá as portas no domingo para final do Superstar

Açudes vizinhos próximos das serras do Trairi também romperam com as fortes chuvas. Além disso, mais de três mil pessoas ficaram desabrigadas em Santa Cruz.

O acesso para cidade ficou bastante complicado, pois as águas atingiram o riacho Inharé, que destruiu a ponte da BR-226, que liga o município de Tangará, cidade vizinha de Santa Cruz. Ainda mais um motorista de caminhão morreu após seu veículo cair na queda desta ponte.

O resultado do rompimento destas duas barragens causou a morte de 10 pessoas.

Natal ficou oito dias sem energia

A enchente não causou a destruição não só de residências e prédios públicos, mas também estradas, pontes e linhas de transmissão de energia. Natal, por exemplo, ficou uma semana sem energia por uma semana. A força das águas também atingiu o acesso aos estados da Paraíba, uma vez que São José de Mipibu fica as margens do rio Trairi.

 

Tags

Commente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

compartilhe:

Sobre lara

Jornalista e publicitária formada pela UFRN, começou despretensiosamente com um blog para treinar seu lado repórter e virou sua vitrine. Além disso, é mestranda em psicologia na UnP e ainda é doida o suficiente para começar mestrado em Estudo da Mídia na UFRN. Saiba mais sobre esta brechadora.

Desenho: @umsamurai.



Últimas brechadas



Breche aí