Bernardo Vieira ou Nevaldo Rocha: O que vocês preferem?

Bernardo Vieira ou Nevaldo Rocha: O que vocês preferem?

Compartilhe:

Na próxima terça-feira (6), a Câmara Municipal de Natal vai decidir a mudança de nome de uma das principais avenidas de Natal, a Bernardo Vieira. A proposta vinda pela Prefeitura quer transformá-la em avenida Nevaldo Rocha, visto que ele é um dos criadores do shopping Midway, que fica na via.

Entretanto, a proposta, segundo o Saiba Mais, foi aprovada apenas em primeira discussão, mas com cinco votos contrários de Ana Paula (PL), Brisa Brachi (PT), Divaneide Basílio (PT), Júlia Arruda (PC do B) e Robério Paulino (Psol). Além disso, os vereadores destacaram que o momento para mudança que vai intervir na vida dos comerciantes localizados na Bernardo Vieira, uma vez que eventualmente precisarão modificar todos os registros junto aos órgãos públicos, nos cadastros das empresas e ainda mais as modificações em embalagens e marca das lojas.

Não foi a primeira tentativa do prefeito em mudar o nome da avenida

O projeto do prefeito Álvaro Dias (PSDB) chegou à Câmara Municipal de Natal há menos de um mês. Apesar da tramitação rápida, não votaram em caráter de urgência. Emendas poderão ser colocadas durante a segunda discussão, na próxima terça (6).

Essa não é a primeira tentativa do prefeito de Natal de homenagear Nevaldo, visto que o prefeito tentou mudar o nome da outra avenida por onde o shopping Midway Mall também passa, a Salgado Filho. Mas, diante da repercussão negativa, acabou pedindo para arquivar a proposta.

Quem foi Nevaldo Rocha?

Nevaldo, que faleceu no ano passado, era proprietário da fábrica de roupas Guararapes, da loja Riachuelo e do shopping Midway. Sem contar do Teatro Riachuelo, que tem uma unidade em Natal e outra no Rio de Janeiro. Ele era o número 60 dos homens mais ricos do Brasil.

Nevaldo nasceu em Caraúbas e após abandonar os estudos, ele se mudou para Natal. Começou, lá, a trabalhar em uma famosa relojoaria da cidade. Naquela época, a cidade era um ponto estratégico para a aviação norte-americana. Em pouco tempo, destacou-se como vendedor e acabou, no fim das contas, comprando a loja do seu antigo patrão.

No final da década de 1940, em sociedade com o irmão, Newton Rocha, Nevaldo abriu sua primeira loja de roupas, que recebeu o nome de A Capital. O empreendimento surgiu na cidade por ele escolhida como ponto de partida para uma carreira de sucesso.

Depois de quatro anos de investimentos na empresa, os irmãos decidiram construir uma confecção em Recife.  Foi assim que surgiu a fábrica Guararapes. Na década de 70, eles compraram uma loja chamada Riachuelo, que vendia apenas tecidos e se tornou uma das maiores lojas de departamento do país. A loja representa 75% do faturamento do grupo.

Nos anos 90, Nevaldo resolveu criar um shopping que iria, no entanto, ocupar todo o terreno da antiga fábrica Guararapes, que seriam 70 mil metros quadrados de lojas. Como resultado, hoje, este é o maior shopping da cidade, inaugurado em 2005.
Para saber mais é só clicar neste link.

Quem foi Bernardo Vieira?

Bernardo Vieira primeiramente foi governador do Rio Grande do Norte, quando ainda era uma colônia. Apesar das ações no RN, ele é natural de Jabotão dos Guararapes, quando ainda era a freguesia de Muribeca. Seu nome completo é Bernardo Vieira de Melo, que também era de seu pai, um fidalgo cavalheiro da Casa Real e de D. Maria Carmelo de Melo. Seu primeiro casamento foi com D. Maria de Barros, com a qual não teve filhos e, em segunda núpcias, por conseguinte, casou-se com D. Catarina Leitão, tendo quatro filhos.

Sua carreira na política inicialmente surgiu juntamente com a de militar. Além disso, entre 1695 a 1700 foi governador e capitão-mor da Capitania do Rio Grande do Norte, sendo reconhecido por acabar com a Guerra dos Tapuias, no qual ocorreu uma briga entre os colonizadores e índios, onde exterminou boa parte dos nativos.

Com a exterminação dos Tapuias, ele ajudou, porquanto, a fundar a cidade de Assu. Concluída sua gestão como governador do Rio Grande do Norte (1700), voltou para Pernambuco, sendo nomeado Comandante do Terço de Linha do Recife, onde foi figura importante na Guerra dos Mascates.

Para saber mais é só clicar, portanto, aqui.

Lembrar que estamos na fase de pré-venda da segunda edição da revista Brechando, no qual tem um kit super maneiro quem for comprar, clique aqui e saiba mais.

E a enquete: Vocês preferem o nome da avenida como?

Loading…

Tags

Commente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

compartilhe:

Sobre lara

Jornalista e publicitária formada pela UFRN, começou despretensiosamente com um blog para treinar seu lado repórter e virou sua vitrine. Além disso, é mestranda em psicologia na UnP e ainda é doida o suficiente para começar mestrado em Estudo da Mídia na UFRN. Saiba mais sobre esta brechadora.

Desenho: @umsamurai.



Últimas brechadas



Breche aí

Gata Luzia precisa de ajuda para Adoção

Gata Luzia precisa de sua ajuda agora para arranjar um lar em definitivo para ela e ter uma vida inteira de muito amor e carinho...