Uma rara foto da ponte de Igapó inteira

Uma rara foto da ponte de Igapó inteira

Compartilhe:

A gente já mostrou como era a Ponte de Igapó por dentro, mas nunca como era a vista antes dela antes de ser parcialmente na década de 70.  A foto acima é do fotógrafo Esdras Rebouças, que já registrou e coleciona várias paisagens de Natal nos mais diferentes ciclos.

Esta imagem, por exemplo, é um cartão-postal colorido dos anos 60. Nota-se, portanto, que ainda não existia a atual Ponte de Igapó, muito menos resquícios de sua obra.

Sobre a Ponte de Igapó

Construída há mais de 100 anos, a Ponte de Igapó é um dos mais famosos acessos para os bairros da zona Norte, onde carros, ônibus, pedestres e trens circulam todos os dias. A construíram em 1913, concluída em 1915 e inaugurada em 20 de abril de 1916 (ano que vem aquela estrutura completa 100 anos). Havia apenas duas vias em sentidos opostos, mais a linha férrea. Sua função era a de permitir a passagem dos trens da Estrada de Natal aos municípios do interior do Rio Grande do Norte. Foi uma das três primeiras pontes brasileiras que ainda permanecem “viva”.

A via para asfalto era tão estreita, uma vez que mal cabia um carro e ainda se misturava com os pedestres.

Origem da nova ponte

Erguida sobre o estuário do Rio Potengi, seu nome oficial é Presidente Costa e Silva, é a principal via de acesso da população da Zona Norte e de municípios vizinhos, como Ceará-Mirim e Macaíba, às demais zonas da cidade de Natal. Construída há 47 anos, a estrutura de concreto armado não passa por reparos.

Embora tenha uma segunda ponte, a estrutura ainda continua sendo muito utilizada, atendendo a um grande fluxo de transporte de passageiros.

Você pode ler também:  Voulez vous sortir au cinéma? Festival Varillux voltou

A estrutura tem 606 metros de extensão, 12,6 de largura e recebe um fluxo de 37 linhas de ônibus municipais, 14 linhas de ônibus interurbanos, 13 viagens diárias de trem, além do tráfego de cerca de 60 mil veículos diariamente. A última manutenção aconteceu, no entanto, em 1990, segundo o DNIT.

Tags

Commente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

compartilhe:

Sobre lara

Jornalista e publicitária formada pela UFRN, começou despretensiosamente com um blog para treinar seu lado repórter e virou sua vitrine. Além disso, é mestranda em psicologia na UnP e ainda é doida o suficiente para começar mestrado em Estudo da Mídia na UFRN. Saiba mais sobre esta brechadora.

Desenho: @umsamurai.



Últimas brechadas



Breche aí