Tomaz Salustino, criador da Mina Brejuí

Tomaz Salustino, criador da Mina Brejuí

Compartilhe:

Para quem visitou Currais Novos alguma vez na vida sabe da importância de Tomaz Salustino na cidade, visto que a Mina Brejuí, de sua propriedade, ajudou no crescimento da cidade seridoense. A mineradora iniciou a exploração de suas atividades em 1943, data da descoberta do minério nas terras curraisnovenses. Somente em 1954, a Mina Brejuí foi constituída empresa com o nome de Mineração Tomaz Salustino S/A.

Quem era Tomaz Salustino? Por isso, este post vai contar um pouco da história deste empresário.

Tomaz Salustino, empresário e desembargador

Tomaz Salustino Gomes de Melo. nasceu em Acari, cidade vizinha à Currais Novos, no dia 06 de agosto de 1880.  Formou-se em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito de Recife (PE). Sua história com Currais surgiu primeiramente quando virou o primeiro juiz da cidade, além de Florânia.

Foi deputado e como tal atuou na Constituinte de 1915, visto que reformou a Constituição Estadual do Rio Grande do Norte. Tornou-se desembargador, por conseguinte, em 1940.  Ainda na política, ele foi vice-governador na gestão de José Varela.

Neste período começou a se dedicar mais a Mina Brejuí, no qual extraía a pedra Scheelita, a matéria-prima do tungstênio para a fabricação de lâmpadas. Ainda mais na época era um dos homens mais ricos do mundo. Muitos o chamavam de o “Rei da Scheelita”.

Além da Mina Brejuí, outras empresas de Salustino foi a Rádio Brejui, o Hotel Tungstênio, um Cine-Teatro, a Agência do Banco do Brasil, Posto de Saúde e Puericultura, a Capela de Santa Tereza D’Ávila.

Faleceu em 30 de junho de 1963, em Natal, deixando uma esposa e 13 filhos.

Mina Brejuí ainda está ativa

A partir dos anos 80, do século XX, inicia-se o declínio da mineração em consequência da oscilação dos preços internacionais da Scheelita e da utilização de outros minérios para a fabricação de artefatos industriais e tecnológicos, levando a Mina Brejuí a reduzir suas atividades de extração mineral e buscar novas alternativas econômicas.

Você pode ler também:  Sabia que vai ter shows do Dosol no interior do RN?

Atualmente, as minerações do município de Currais Novos estão voltando às suas atividades minerais paralisadas, parcialmente, desde o final da década de 90. Já são mais de 300 empregos gerados até o momento.

Além da volta das atividades minerais, a Mina Brejuí tornou-se nos últimos anos o maior parque temático do Rio Grande do Norte, sendo visitada diariamente por turistas e estudantes vindos de toda parte do Brasil e do Exterior. Além disso, mais de 20 mil turistas nos últimos anos.

Tags

Commente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

compartilhe:

Sobre lara

Jornalista e publicitária formada pela UFRN, começou despretensiosamente com um blog para treinar seu lado repórter e virou sua vitrine. Além disso, é mestranda em psicologia na UnP e ainda é doida o suficiente para começar mestrado em Estudo da Mídia na UFRN. Saiba mais sobre esta brechadora.

Desenho: @umsamurai.



Últimas brechadas



Breche aí

Gata Luzia precisa de ajuda para Adoção

Gata Luzia precisa de sua ajuda agora para arranjar um lar em definitivo para ela e ter uma vida inteira de muito amor e carinho...