The Platters e Billy Paul: Atrações internacionais em Natal

The Platters e Billy Paul: Atrações internacionais em Natal

Compartilhe:

Com a Segunda Guerra Mundial, muitos artistas norte-americanos visitaram a Base Militar de Natal e fez com que a capital do Rio Grande do Norte se parecesse Los Angeles, pelo menos três anos. O que aconteceu? A capital do RN e os artistas internacionais foram diminuindo aos poucos, uma vez que a logística e a falta de pagamento para fechar o cachê fez com que viessem poucas bandas ou artistas.

Nos anos 70 e 80, as apresentações internacionais eram raras e voltaram a aparecer ao longo dos anos, como o Franz Ferdinand no Mada, por exemplo. A seguir, falarei do The Platters e Billy Paul que vieram à Natal, pela primeira vez, neste período.

Nos anos 70, a banda The Platters se apresentou em Natal

Trecho para anunciar o The Platters em Natal

The Platters é um famoso grupo vocal norte-americano, visto que eles são um dos pioneiros do conceito de banda pop, famoso nos anos 90 com o Backstreetboys. Inicialmente surgiu em 1953, mas houve várias formações. Entre seus sucessos, destacam-se “Only You”, “My Prayer” (composta por Georges Boulanger com o nome “Avant de Mourir”), “The Great Pretender”, “You’ve Got The Magic Touch”, “You’ll Never Know”, “Smoke Gets In Your Eyes” (composta por Jerome Kern e Otto Harbach) e entre outros.

A “Only You” é a mais famosa e trilha sonora de vários filmes. Dê o play e relembre:

https://www.youtube.com/watch?v=IlVjR5Clz0A

Eles vieram pela primeira vez para Natal em meados de 1976, quando o América Futebol Clube realizou um baile para comemorar a independência do Brasilcom que eles eram atração principal. Anos posteriores, por sua vez, o The Platters se apresentou no Teatro Riachuelo.

O cantor Billy Paul foi uma das atrações do Centro de Convenções nos anos 80

Billy Paul é um dos maiores nomes da música soul dos Estados Unidos. A sua voz grave ajudou a contribuir para o R&B. Na juventude, o cantor se apresentava em clubes e universidades ao lado de várias lendas do jazz e do soul, incluindo Charlie “Bird” Parker, Nina Simone, Miles Davis e Roberta Flack. Um dos maiores sucessos de Billy Paul é “Me and Mrs Jones”, de 1972. A canção foi número um na “Billboard Hot 100 e R&B” e recebeu um Grammy. Além disso, a música é sobre uma aventura extraconjugal e foi regravada por vários artistas.

O Billy Paul sempre fazia tour no Brasil, seu foco era as cidades do Rio de Janeiro e São Paulo. No entanto, ele se apresentou em Natal no ano de 1988.

Paul continuou a trabalhar e a gravar durante os anos 1980. Na época que ele veio à Natal estava fazendo bastante sucesso com a música “Amanhã”, em parceria com a cantora Sandra de Sá. Pelo selo Total Experience, Billy lançou o álbum Lately em 1985. Em Londres, 1989, anunciou sua aposentadoria.

Em 2003, Billy Paul entrou numa disputa judicial com seus antigos parceiros Gamble e Huff, uma vez que queria receber os direitos da reprodução do sucesso, Me and Mrs. Jones. Ganhou 500.000 dólares no processo, por royalties que não haviam sido pagos desde a época do lançamento do hit. Seu mais recente disco lançado foi em 2005, Live, com uma coletânea dos seus sucessos da carreira.

Você conhece alguém que foi ao show do The Platters e Billy Paul? Deixe aqui o seu comentário e compartilhe para o máximo de pessoas possível.

Tags

Commente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

compartilhe:

Sobre lara

Jornalista e publicitária formada pela UFRN, começou despretensiosamente com um blog para treinar seu lado repórter e virou sua vitrine. Além disso, é mestranda em psicologia na UnP e ainda é doida o suficiente para começar mestrado em Estudo da Mídia na UFRN. Saiba mais sobre esta brechadora.

Desenho: @umsamurai.



Últimas brechadas



Breche aí