Palhaço Xereta ganha uma biografia de comunicadoras

Palhaço Xereta ganha uma biografia de comunicadoras

Compartilhe:

Josimar Soares da Silva está a vida toda dentro de um circo. Começou a carreira ainda criança, primeiramente fazendo espetáculos no quintal da sua casa. Assim, foram 10 anos trabalhando como malabarista e equilibrista. Mas, há 26 anos, se tornou o palhaço Xereta, que percorreu todo o Nordeste com o circo. Entretanto, se encontra parada devido à pandemia do novo coronavírus.

Atualmente, Josimar trabalha na confecção de lonas de circo, visto que aguarda tempos melhores onde possa voltar a realizar seus espetáculos e voltar a dar vida ao Xereta. Mas, a sua história não parou por aí. Ainda mais, sua vida será retratada, portanto, em livro.

Biografia do palhaço Xereta

As escritoras Ianne Maria e Rita Machado vão lançar nesta semana o livro fotográfico “A Cidade Encantada do Xereta”. Além disso, elas esperam, inclusive divulgar a cultura do circo no estado, visto que lançará luz sobre os artistas que vivem dessa arte. Sem contar que tem a finalidade de ajudar financeiramente o palhaço Xereta com a divisão dos lucros da venda.

O circo do palhaço Xereta é um velho conhecido nas periferias natalenses, é o personagem principal do livro fotográfico O livro conta com mais de 130 páginas, entre fotos e texto, e revela parte do cotidiano circense de personagens cativantes.

Palhaço Xereta
Circo do Palhaço Xereta

A publicação surgiu por recursos da Lei Aldir Blanc Rio Grande do Norte, Fundação José Augusto, Governo do Estado do Rio Grande do Norte, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal. O livro está, portanto, em fase de pré-venda ao preço de R$50 e tem frete gratuito para todo o território brasileiro.

Sobre as escritoras

Ianne Maria e Rita Machado se conheceram na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Desde então já trabalharam em diversos projetos juntas como a série de videodocumentários Vernáculo (2007), uma vez que trata sobre cultura popular, e o projeto musical Os Chicos.

Você pode ler também:  Um sábado no Big Peter: vendo luta de MMA
Capa do livro

A ideia de trabalhar com o circo partiu do encantamento de Rita Machado para com a arte circense. A proposta de escrever sobre o assunto surgiu em 2015 a partir de projeto de conclusão do curso de jornalismo. Na época recebeu nota máximo e indicação de publicação pela banca avaliadora.

Em 2020/21, com o investimento do poder público através da lei emergencial Aldir Blanc, as autoras enxergaram a oportunidade de realizar a impressão do livro com texto de Ianne Maria e fotos da artista visual, Rita Machado. Além disso, a previsão de impressão do livro é para o dia 20 de março. O lançamento virtual acontece no dia 25 às 20h com live no perfil @Ritamachadoart do Instagram, e participação do Palhaço Xereta.

Serviço

Livro fotográfico A Cidade Encantada do Xereta
Pré-venda através do pix. Chave: 84 998139467 em nome de Rita de Cássia Machado Amaral
Valor: R$50 com frete incluso pra todo o brasil
Enviar comprovante para o número da produção (84 998139467)
Live de lançamento com participação do palhaço Xereta: 25 de março, às 20h no perfil @Ritamachadoart
Patrocínio: Lei Aldir Blanc Rio Grande do Norte, Fundação José Augusto, Governo do Estado do Rio Grande do Norte, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal.

Tags

Commente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

compartilhe:

Sobre lara

Jornalista e publicitária formada pela UFRN, começou despretensiosamente com um blog para treinar seu lado repórter e virou sua vitrine. Além disso, é mestranda em psicologia na UnP e ainda é doida o suficiente para começar mestrado em Estudo da Mídia na UFRN. Saiba mais sobre esta brechadora.

Desenho: @umsamurai.



Últimas brechadas



Breche aí