Margem Hub inicia Maré Foto Festival nesta sexta

Margem Hub inicia Maré Foto Festival nesta sexta

Compartilhe:

Embora a pandemia ainda assombra a humanidade, a Maré Foto Festival ainda tem primeiramente o sonho de voltar a fazer fotografia. Em um formato online, e reunindo nomes de várias partes do país, acontece entre os dias 19 e 23 de março a edição de estreia do Maré Foto Festival. Sem contar que terá exposições, mostras, oficinas, orientações de portfólio, maratonas de edição e ainda mais terá encontros com coletivos de fotografia. Inclusive, tudo será de graça.

Veja a programação completa aqui.

Nessa primeira edição, o Maré Foto Festival propõe o tema “Amanhã vai ser outro dia: o futuro em nossos olhares” para nortear sua programação.

Além disso, o festival tem como finalidade em formar novos fotógrafos, principalmente aqueles que estão na periferia.  Inclusive, incentivar a cadeia produtiva de fotografia e, por conseguinte, dos centros tradicionais.

Festival virtual começa nesta sexta-feira

Todas as noites do festival a programação é aberta ao público, imediatamente às 19h30, com a transmissão pelo canal do festival no Youtube (http://bit.ly/MareFotoFestival).  Ainda mais, a mesa de abertura acontece na noite desta sexta (19), com o tema “O que foi, o que é, o que será? A fotografia em nossos olhares”.

O debate terá Isis Medeiros,  juntamente com Amanda Oliveira, Marcela Bonfim e Maíra Gamarra.

Margem Hub admite que vai haver o evento presencial

A ideia é levar eventualmente toda a programação para praias do litoral nordestino, dando voz e vez para artistas que têm dificuldades de acessar espaços de formação em fotografia.

“O festival se destaca por potencializar a fotografia do Nordeste e os novos artistas. Uma coisa que buscamos em nossos projetos é potencializar trabalhos de artistas jovens e periféricos, uma vez que não conseguem alcançar visibilidade no mundo da arte”, explica João Oliveira, do Margem Hub de Fotografia, que organiza o Maré Foto Festival.

Você pode ler também:  Nightbird Records tem nova coletânea produzida na pandemia

Quais serão as oficinas que vão rolar neste festival?

A oficina Fotografia e Transformação Social traz um olhar sobre a fotografia documental, analisando trabalhos na humanização e impacto social. O Milton Guran vai ministrar esta oficina. Ele é antropólogo e fotógrafo brasileiro, cujo seu trabalho de pesquisa mostra a questão indígena brasileira.

Mais informações estão, portanto, em: https://www.marefotofestival.com/fotografia-e-transformacao-social

Uma outra oficina do Maré quer lançar um olhar para a fotografia latino-americana contemporânea.  Os participantes da oficina vão desconstruir estereótipos e  ainda mais ampliar a sua compreensão da fotografia vinda da América Latina.

A oficina tem a liderança de Maíra Gamarra, curadora do Mira Latina, laboratório de acompanhamento de projetos, onde desenvolve mentorias, pesquisas e intercâmbios com fotógrafas e fotógrafos da América Latina. Mais informações em https://www.marefotofestival.com/quem-quer-ser-latinoamericanx

Uma maratona fotográfica ainda rolará

Simultaneamente, o festival ainda conta com uma maratona de edição coletiva, que acontece nos dias 20  e 21 de março. Durante seis horas, os participantes editarão 5 projetos pré-selecionados. A oficina é para quem se interessa em saber mais sobre a criação e a dinâmica de edição coletiva, onde todos os participantes podem oferecer comentários e sugestões sobre os trabalhos selecionados.

A maratona será ministrada pelo LOMBADA, grupo voltado à criação e edição de trabalhos que dialogam com o universo da imagem. As inscrições seguem abertas e podem ser feitas no link https://www.marefotofestival.com/convocatoria-maratona-de-edição

O Maré Foto Festival é uma realização do Margem Hub de Fotografia, com apoio da Escola Livre da Imagem, Lombada, Mira Latina, Revista Maniva e, por conseguinte, da Rede de Produtores Culturais de Fotografia do Brasil.

Além disso, conta com recursos da Lei Aldir Blanc Rio Grande do Norte, Fundação José Augusto, Governo do Estado do Rio Grande do Norte, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal.

Tags

Commente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

compartilhe:

Sobre lara

Jornalista e publicitária formada pela UFRN, começou despretensiosamente com um blog para treinar seu lado repórter e virou sua vitrine. Além disso, é mestranda em psicologia na UnP e ainda é doida o suficiente para começar mestrado em Estudo da Mídia na UFRN. Saiba mais sobre esta brechadora.

Desenho: @umsamurai.



Últimas brechadas



Breche aí