Nightbirds exalta artistas negros em live neste domingo (31)

Nightbirds exalta artistas negros em live neste domingo (31)

Compartilhe:

O Nightbirds Records é um selo que procura artistas indepedentes de todos os lugares do RN. Além disso, ele quer enfatizar os artistas negros, visto que o acesso ainda é diminuto. Como resultado, o selo promoverá com recursos da Lei Aldir Blanc, o “Nightbird Sessions 2021 – Especial Música Preta Potiguar”.

O evento online acontece primeiramente no próximo domingo (31), reunindo quatro artistas pretos para trazerem reflexões acerca das estruturas presentes no cenário artístico local – além, é claro, de muita música. O line-up contará com apresentações de Jo Piter, Quilomba Zu, Sâmela Ramos e Sueldo Soaress e poderá ser assistido gratuitamente via YouTube e Instagram.

Evento procurou misturar artistas novatos e experientes

Nomes experientes e calouros da cena norte-rio-grandense fazem parte da programação da sessão, uma vez que será realizada de forma adaptada devido à atual pandemia de COVID-19, uma ve que seguia os protocolos necessários de higiene e prevenção.

Além disso, o Nightbird Sessions promoverá não somente a inclusão e exposição desses artistas, mas também uma amostra do ecletismo característico da produção musical preta potiguar, contribuindo também para a quebra de estereótipos musicais e para a formação de público consumidor da música norte-rio-grandense.

Cartaz do Nightbirds Records

Além disso, o projeto reúne produtores culturais, técnicos, musicais e audiovisuais pretos, evidenciando ainda a necessidade urgente de igualar posições dentro do mercado cultural do estado, resultando em uma ação efetiva em prol da representatividade destas pessoas em todos os setores e etapas de produção artística.

Trabalhos também vão para plataformas de streaming

Todo o conteúdo será disponibilizado nos canais do selo, no YouTube e IGTV (Instagram), além da distribuição dos áudios das sessões para streaming nas plataformas digitais, no mês de fevereiro.

O Nightbird Sessions deu certo com os recursos da Lei Aldir Blanc no Rio Grande do Norte, Fundação José Augusto, Governo do Estado do Rio Grande do Norte, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal.

Conheça os artistas participantes, portanto, a seguir:

Jo Piter

Com uma mistura de estilos e junções de ritmos populares, Jo Piter agrega em suas composições desde a MPB ao blues e usa a arte como meio de expressão e resistência, de um modo original e forte. Natural de Recife-PE, embora reside em Natal-RN desde 2013 e há cerca de dois anos se apresenta no cenário independente potiguar. O músico de 22 anos busca transmitir seus sentimentos nas letras, compartilhando as dores, emoções e vivências de modo efervescente e empático.

Quilomba Zu

Quilomba Zu é Drag Queer, artista visual, performer, atriz, compositora e cantora. Desenvolve seus estudos principalmente na ressignificação do corpo preto-bixa como potência. Além disso, procura ser agente transformador na sociedade, como também resgate de sua ancestralidade. Tem como referências musicais Ventura Profana, Linn da Quebrada, As Bahias, Sevdaliza, Sza, Rihanna e outros nomes importantes na música preta e LGBTQIA+. Em 2020 se lançou como cantora com o single “Me tora” e, em seguida, divulgou seu primeiro EP, ”AMADOR”. Atualmente trabalha em sua primeira mixtape denominada “FATO POPULAR” com previsão para 2021.

Sâmela Ramos

Sâmela Ramos é cantora de Jazz, Soul e R&B, radicada na cidade de Natal desde 2011, nascida na cidade de Guarulhos (SP), e foi lá onde conheceu a musicalidade preta mais perto, cantando em corais de música negra cristã, com influência dos corais norte americanos. Como resultado, hoje sua música carrega essa influência do Soul, R&B e Spiritual que transborda, portanto, para o Jazz onde se encontra atualmente.

Sueldo Soaress

Artista presente na noite natalense desde os anos 80, consagrou-se por palcos, festivais e prêmios, como compositor e intérprete. Após passar pelo teatro em temporadas de sucesso, em 1986, participou do Projeto Pixinguinha, show que trazia Joyce, Clara Sandroni e Lazo Matumba como atrações. No ano seguinte, estava participando do “Pixingão”, com a Orquestra de Música Popular Brasileira, na sala Sidney Miller (Rio de Janeiro).

Daí por diante, teve participação especial em shows de alguns mega-stars da MPB, como Gilberto Gil, Paulinho da Viola, Jorge Ben Jor, Angela Rôrô, Geraldo Azevedo, Toninho Horta , Kleiton e Kleidir e Xangai, além de fazer parte do Pixinguinha Nacional, junto com o grupo João Penca e seus Miquinhos Amestrados, pelo Norte e Nordeste.

Nos anos 90, passou pela Europa, África e Estados Unidos, visto que leva as suas canções autorais ou acompanhando turnês de outros artistas, como Jorge Ben Jor. Ainda mais destacou-se também como atração da segunda edição do festival MADA, em Natal, e segue atualmente como um dos nomes de referência do cenário potiguar.

Serviço

Apoio: Studio Blackhole.

Identidade visual: Gabriel Carvalho.

Produtora audiovisual: Bju Produções.

PROGRAMAÇÃO:

Nightbird Sessions 2021 – Especial Música Preta Potiguar

Data: 31/01 (domingo) – 12h (horário de Brasília)

Transmissão: YouTube e IGTV

https://www.youtube.com/c/NightbirdRecords/

https://www.instagram.com/nightbirdrecords/

Tags

Commente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

compartilhe:

Sobre lara

Jornalista e publicitária formada pela UFRN, começou despretensiosamente com um blog para treinar seu lado repórter e virou sua vitrine. Além disso, é mestranda em psicologia na UnP e ainda é doida o suficiente para começar mestrado em Estudo da Mídia na UFRN. Saiba mais sobre esta brechadora.

Desenho: @umsamurai.



Últimas brechadas



Breche aí

Gata Luzia precisa de ajuda para Adoção

Gata Luzia precisa de sua ajuda agora para arranjar um lar em definitivo para ela e ter uma vida inteira de muito amor e carinho...