Vocês já ouviram o Bar Quitandinha?

Vocês já ouviram o Bar Quitandinha?

Compartilhe:

Muitos utilizam até hoje o bar como ponto de referência no Alecrim, embora está desativado há alguns anos.  Assim como a Praça do Relógio, a Feira e o Camelódromo, a Bar Quintandinha é um lugar marcante do bairro da zona Leste. Mas, poucos sabem de sua história e o Brechando resolveu, portanto, desvendar um dos pontos históricos da capital potiguar.

Apesar do nome, a Quintandinha não vendia frutas e surgiu muito antes da Praça Gentil Ferreira, uma vez que a sua inauguração aconteceu em 1938. Já a conhecida a Praça do Relógio, por sua vez, só recebeu a inauguração no ano seguinte.  A foto acima mostra como o bar não passava despercebida no Alecrim.

O bar bombou mesmo na Segunda Guerra Mundial, nos anos 40, onde os americanos e brasileiros se reuniram para falar os inúmeros assuntos possíveis. Além disso, o local nos anos 80 era palco principal dos comícios políticos e manifestações culturais. Lá presenciou o discurso de João Goulart e manifestações contra a Ditadura Militar.  Um exemplo está o Diretas Já em 1984, visto que reuniu milhares de pessoas em volta a Praça Gentil Ferreira, principalmente na Quitandinha.

Antes de qualquer Fast Food pisar em Natal, o Quintandinha funcionara 24 horas por dia.

Assim como o Beco da Lama está para a Cidade Alta, o Quitandinha está para o Alecrim, onde os boêmios varavam as madrugadas. Lá era frequentado desde os jornalistas até grandes personalidades da política do Rio Grande do Norte.  O local ainda era espaço para os principais shows da cidade, onde artistas locais e nacionais alegravam a juventude natalense.

Recebeu muitos artistas famosos, como por exemplo a Marinês e Sua Gente, Zito Borborema, Luiz Gonzaga, Jackson do Pandeiro, Nelson Gonçalves, Ângela Maria, Cauby Peixoto e Antonio Marcos.

Você pode ler também:  Faltam 7 dias para a primeira edição do TEDx em Natal

E o Bar Quitandinha ainda existe?

Entretanto, o Quintandinha foi demolido no final dos anos 80 juntamente com o Mercado Público com a finalidade de ampliar a Praça Gentil Ferreira. Tentaram criar uma nova unidade dentro da Praça Gentil Ferreira, mas sem o sucesso de antes. Hoje o espaço é base da Guarda Municipal de Natal.  Veja a imagem a seguir:

Base da Guarda Municipal na Praça do Relógio era onde ficava o Quitandinha

 

Tags

Commente aqui

Uma resposta para “Vocês já ouviram o Bar Quitandinha?”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

compartilhe:

Sobre lara

Jornalista e publicitária formada pela UFRN, começou despretensiosamente com um blog para treinar seu lado repórter e virou sua vitrine. Além disso, é mestranda em psicologia na UnP e ainda é doida o suficiente para começar mestrado em Estudo da Mídia na UFRN. Saiba mais sobre esta brechadora.

Desenho: @umsamurai.



Últimas brechadas



Breche aí