Peixinho do RN sofre com aquecimento global

Peixinho do RN sofre com aquecimento global

Compartilhe:

Este peixinho se chama Peixe Donzela e é da espécie Stegastes fuscus. Ele vive em recifes e corais, principalmente na costa do Rio Grande do Norte. No entanto, uma pesquisa potiguar mostrou que está em perigo com a intensificação do aquecimento global.

É o fenômeno em que existe a intensificação do efeito estufa que deixa o planeta mais quente. O efeito estufa, no entanto, é um efeito em que gases, como o gás carbônico, vão para atmosfera e ajudam a deixar o planeta mais quentinho.

O problema, porquanto, é que o excesso desses gases deixa o clima exageradamente quente, prejudicando o Meio Ambiente.

Pesquisadores mostram as mudanças de comportamento da espécie diante de um ambiente mais quente. Os resultados reforçam a necessidade de medidas de combate ao aquecimento global.

De acordo com os estudantes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) o peixinho é capaz de regular o equilíbrio entre os diversos animais que povoam os recifes brasileiros. É como se o peixe fosse um jardineiro, que cultiva os corais e algas como se fossem plantas.

Tudo isso pode mudar, uma vez que o aquecimento global está causando morte dos corais. Destruindo todo o ambiente em que vivem os donzelas, as deixando mais agressivos (brigando com outras espécies) ou os matando.

Mas, como estes pesquisadores chegaram nesta conclusão? Acompanhe, portanto, o próximo tópico.

Como comprovaram essas mudanças?

Em laboratório na UFRN, os estudiosos colocaram os peixes em um aquário. Dentro deste ambiente foi simulado a temperatura da água esperada nos próximos 100 anos. Além disso,  elaborou um ambiente para simular que eram os corais e recifes, no qual eram destruídos nos próximos dias.

Você pode ler também:  No dia do amigo falaremos do Trio Ternura do João Chaves

Esse estudo durou em torno de 14 dias.

Ao final desse período, os pesquisadores observaram que os peixes que estavam em ambiente mais quente e com mais recursos alimentícios ficaram menos agressivos e se locomoveram menos. Quanto menos corais, mais peixes ficarão irritados.

Importância de preservar corais e recifes

O estudo ratifica o quanto é urgente a preservação desses ambientes para a manutenção das condições da vida marinha.  Inclusive, a importância de manter os corais e recifes cada vez mais vivos.

Os pesquisadores, no entanto,  afirmam que tudo isso pode ser revertido. Portanto, a importância da atuação de órgãos de controle ambiental e organizações não governamentais sejam fundamentais. Além disso, deve ser feitas ações educacionais para a conservação da natureza.

Estudiosos ainda fizeram um vídeo mostrando os impactos que este peixe pode sofrer. O vídeo, todavia, não tem fala e apenas imagens. Dê o play a seguir:

Tags

Commente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

compartilhe:

Sobre lara

Jornalista e publicitária formada pela UFRN, começou despretensiosamente com um blog para treinar seu lado repórter e virou sua vitrine. Além disso, é mestranda em psicologia na UnP e ainda é doida o suficiente para começar mestrado em Estudo da Mídia na UFRN. Saiba mais sobre esta brechadora.

Desenho: @umsamurai.



Últimas brechadas



Breche aí