Jovens Empreendedores: Conversei com eles sobre rotina de trabalho

Jovens Empreendedores: Conversei com eles sobre rotina de trabalho

Compartilhe:

Já compartilhei as maiores aventuras na cidade louca que se chama Natal. Falar com jovens empreendedores, todavia, foi a primeira vez. Por isso, a quarentena não é sinônimo de que eu esteja presa no alto da torre como a Fiona. Recentemente, eu participei do SNE, a convite da equipe do Nexa RN, onde falei rapidamente sobre como montar uma rotina de trabalho, estudos e afins, antes da palestra de Manu Albuquerque. 

Após participar deste encontro, eles queriam que relatasse o que achei da minha participação. Meu amigo, esta foi uma das bolhas que mais furei este ano. Falar em público, pois eu sou muito tímida. No entanto, adoro falar das coisas que eu gosto de fazer e aceitei o convite da equipe com muito carinho. 

E foi lindo falar com jovens empolgados, pois as expectativas do mundo ainda estão bem tenebrosas. Além do Covid-19 matar milhares de vidas, péssimos governos estão engrossando este caldo para que a vida da turma de 20 anos para cima seja tensa. 

Além de não conseguir empregos formais, os jovens são levados a empreender para que possa ajudar na geração de novos empregos e estão tentando desbravar esse mundo que muitas vezes misterioso, no qual não tem fórmulas prontas como Primo Rico diz. 

Minha carreira sempre foi uma montanha-russa e sempre abracei o mundo com as pernas para me qualificar, além de criar a minha própria carreira após receber vários nãos. Portanto, eu sou um pouquinho workaholic, no qual acabei de voltar de uma graduação na UFRN, terminei uma especialização, lancei livro, continuei com o Brechando e os meus trabalhos de social mídia. Mas, como abraçar este mundo de coisas e não se prejudicar?

Planejamento é o seu melhor amigo

Demorei duras penas para saber que para conciliar tudo sem me prejudicar e muito menos danificar a minha mente é fazer um extenso planejamento. Planejar é fazer uma lista do que você vai fazer em cada trabalho, estabelecer metas realísticas (nada de inventar de vou vender 10 coisas por dia se sua saúde mental não é a melhor) e estabelecer horários para descansar, pois o seu trabalho, que era amor, vai virar um pesadelo. 

O planejamento pode ser virtual ou utilizando o papel (agenda, planner, boco de notas…), mas recomendo usar os dois, pois eu memorizo mais rápido e fazer com que minha mente se organize para trilhar o que devo fazer a cada dia. 

Como planejar todas as atividades

O meu planejamento acontece nos seguintes passos: 

  1. Separo os meus trabalhos em partes e divido as horas que vou dedicar. 
  2. Faço a lista do que farei em cada dia
  3. E sempre risco com alguma caneta ou algo que destaque do que já fiz
  4. Não fique o tempo todo no Home Office. 
  5. Caso ocorra algum problema, não tenha vergonha de alterar. A flexibilização faz parte da vida do jovem trabalhador brasileiro (Não, a flexibilização proposta pelo Governo). 

Apps que eu trabalho para não pirar

  1. Trello para organizar o cronograma de trabalhos (prazos, checklist, salvar arquivos, formato do trabalho…)
  2. Google Agenda para marcar meus compromissos. 
  3. Planner de papel mesmo para escrever o que quero fazer tanto para compromissos quanto para montar as atividades cotidianas. 

Assim, eu organizo tudo que faço para não pirar e tentar manter minha vida social. Trabalho e empreender é legal, mas isso não é o resumo da sua vida. 

Depois veio a palestra com a arquiteta Manu Albuquerque

Posteriormente, a arquiteta Manu Albuquerque falou sobre montar uma carreira e comprovar que não existe uma linearidade para montar seu projeto de vida, uma vez que muitos jovens empreendedores ainda buscam uma linearidade de ideias. 

Durante quase uma hora, ela mostrou que está tudo bem você trabalhar com outra coisa sem ser a sua faculdade e que o importante é garantir os aprendizados tantos nos estudos quantos nos trabalhos para montar a sua jornada. 

Sem contar que ela mostrou ser possível planejar diversas atividades sem que uma possa atrapalhar a outra.  Para ver a palestra de Manu e um pouco do que falei. Dê o play a seguir:

 

O que é o Nexa e como ajuda os jovens empreendedores

O Nexa, quem organizou este evento e conta com ex-integrantes de empresas juniores e sonham em ter o seu próprio negócio. O objetivo é criar e inovar através de projetos, atividades e eventos com foco em valores, experiências e conhecimentos necessários para uma vida de sucesso.

Existe há 13 anos e busca seguir toda a proposta educacional e empresarial da Junior Achievement Brasil e do Nexa Brasil, realizando palestras, cursos, programas, visitas técnicas, torneios, etc.
 
Neste fim de semana aconteceu, portanto, o Simpósio Nexa RN, onde vários empreendedores trocaram suas ideias e mudanças neste período que causou diversas mudanças socioeconômicas. 
 
Se quiser assistir às palestras do simpósio é só clicar neste link
Tags

Commente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

compartilhe:

Sobre lara

Jornalista e publicitária formada pela UFRN, começou despretensiosamente com um blog para treinar seu lado repórter e virou sua vitrine. Além disso, é mestranda em psicologia na UnP e ainda é doida o suficiente para começar mestrado em Estudo da Mídia na UFRN. Saiba mais sobre esta brechadora.

Desenho: @umsamurai.



Últimas brechadas



Breche aí