primeiro canal de televisão no RN

Qual foi o primeiro canal de televisão no RN?

Cidades
Compartilhe:

Esta semana a televisão no Brasil completa 70 anos. A comemoração é alusão à inauguração da TV Tupi, criada pelo paraibano Assis Chateaubriand, tornando-se o primeiro canal de televisão aberta. Mas, quando os canais de televisão surgiram no Rio Grande do Norte?

Bem, a televisão antigamente era como se fosse um Iphone hoje. Era muito caro e poucas pessoas tinham acesso aos equipamentos. Para chegar o primeiro canal no Rio Grande do Norte foi nos anos 70, com a chegada da Televisão Universitária (TVU), que vamos falar a seguir:

TVU (1972)

A TV Universitária é a emissora mais antiga do Rio Grande do Norte, fundada no ano de 1972. A emissora surgiu a partir do interesse em antender o projeto Satélite Avançado de Comunicações Inderdisciplinares (SACI) para ensino à distância nas redes de ensino básico. Cinco anos depois da TV Universitária de Pernambuco, ligada ao UFPE.

Inicialmente a programação era cheia de teleaulas e programas educativos. Depois, ficou conhecida pelo jornalismo, pelos programas de entrevista e por focar em mostrar as coisas não só da UFRN, mas de todo o Estado.

Uma das coisas marcantes da TVU era o dia do resultado da fase final do vestibular, no qual a televisão fechava a sua programação para divulgar a lista dos aprovados de curso por curso, causando uma tensão gigante aos vestibulandos.

Recentemente, eles fecharam a equipe de jornalismo do programa e está retransmitindo a programação da TV Brasil, ligada à Empresa Brasileira de Telecomunicações (EBC).

TV Ponta Negra (1987)

Quem pensa que a TV Cabugi, afiliada da Globo, veio primeiro no estado está totalmente enganado. O canal primeiramente comercial foi a TV Ponta Negra, em 1987, as concessões foram dadas pelo Governo Militar ao proprietário do canal Carlos Alberto de Souza, que era senador na época. Na época conversou com Silvio Santos, que cedeu alguns equipamentos para o início das transmissões.

A primeira coisa que foi transmitida foi a posse de Geraldo Melo como Governador do Rio Grande do Norte.  Além de exibir a programação do SBT nacional, a TV Ponta Negra ficou conhecida pelos programas policiais e os programas de auditório de Carlos Alberto.

Além disso, você só descobriu nomes de Paulo Wagner, Jota Gomes, Cyro Robson e dentre outros devido a programas como “o Aqui Agora”.

Na época o SBT tinha adquirido as concessões da TV Tupi, que fechou nos anos 80, e só era exibido no Rio Grande do Norte, porque os Diários Associados, dona do Diário de Natal na época, retransmitia o sinal de Recife.

Assim, outros políticos correram para tentar uma concessão de televisão.

TV Cabugi (1986)

Como falado anteriormente, os políticos realmente correram atrás para transmissão de política. Aluízio Alves e José Agripino Maia disputaram para conseguir as concessões da Globo e Manchete, que eram os dois principais canais da tv aberta nos anos 80.

Alves, apesar de ter sido derrotado nas eleições de 1982, conseguiu ser afiliada da Globo e assim nasceu a TV Cabugi. Para assistir a Plin Plin, assim como os outros estados nordestinos, o Rio Grande do Norte retransmitia o sinal da Globo Nordeste, que fica no Recife, no qual isso aconteceu no início da década de 70.

Eles misturavam com programas de nacional e aqueles que eram obrigatórios em transmitir nas afiliadas, como o Bom Dia RN, RN TV, Globo Esporte, Cabugi Comunidade e dentre outros programas. No entanto, surgiram programas autorais, como o Cabugi Verão.

Após a morte de Aluísio Alves, a TV Cabugi foi comprada pelo grupo Intertv, que é dona de outras afiliadas no interior do Rio de Janeiro e Minas Gerais.

TV Tropical (1987)

A TV Tropical inicialmente surgiu como afiliada da TV Manchete, visto que era considerada uma emissora que estava em franca ascensão. Era conhecida pelas suas novelas, programas de televisão e telejornais.

Apesar de transmitir a programação da Manchete, a Tropical era conhecida por mostrar a sua programação própria. Sem contar que era o espaço para Agripino emitir a sua opinião como senador da República.

No final dos anos 90, com a crise econômica da Manchete, a TV Tropical, por conseguinte, tornou-se afiliada da Record, que após a compra de Edir Macedo, líder da Igreja Universal do Reino de Deus, estava saindo da falência.

Ainda começava a expandir a sua programação para o Brasil, deixando de ser apenas uma emissora conhecida na região Sudeste.

TV Potengi (1990)

Embora a Rede Bandeirantes tenha surgido dois anos da TV Globo, a afiliada da Band só entrou no ar nas terras potiguares no início dos anos 90, após o então governador do Estado, Geraldo Melo, ter conquistado as concessões.

O canal ficou conhecido pela sua intensa cobertura do Carnatal, micareta da cidade, e também pelos jornais locais, onde o apresentador Luiz Almir começou a se destacar e dar os primeiros passos na política. Após um tempo fora do ar, a TV Potengi se transformou, portanto, em Band Nordeste.

Se você gostou desta curiosidade, compartilhe com os amigos e conheça mais a história do RN com o Brechando.com.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.