Qual foi primeiro filme falado a ser exibido no RN?

Qual foi primeiro filme falado a ser exibido no RN?

Compartilhe:

Os primeiros cinemas do Rio Grande do Norte surgiram no início do século XX, através dos cinemas Polytheama e do Teatro Alberto Maranhão. Inicialmente, eram exibidos apenas filmes mudo e o único som que existia era da orquestra que tocava nas salas de cinemas no Rio Grande do Norte.  Portanto, não existia filme falado no RN ainda.

Grandes músicos, como Tonheca Dantas e Paulo Lira, tocaram nos principais cinemas da cidade.

Somente nos anos 30 que o cinema falado apareceu no Rio Grande do Norte. Um detalhe interessante é que “O Cantor de Jazz” considerado o primeiro filme falado do mundo não foi exibido na cidade.

De acordo com o livro “Dos Bondes ao Drive-In”, o primeiro filme falado a entrar em cartaz no Rio Grande do Norte foi o General Crack.

Lançado em 1929, General Crack é um melodrama de fantasia histórico americano pré-código de 1929 com sequências Technicolor, dirigido por Alan Crosland e produzido e distribuído pela Warner Bros. Foi filmado e estreou em 1929 e lançado no início de 1930. É estrelado por John Barrymore, avô da consagrada atriz Drew Barrymore.

Na década de 30, vários cinemas de rua surgiram em Natal. No ano de 1936, por exemplo, surgiu o Rex, em 1946 o Cine São Luiz, em 1949 o Rio Grande e, em 1958, o Nordeste.

General Crack não existe uma cópia do filme, apenas alguns trechos no You Tube. Então, é um filme raro. Veja algumas cenas a seguir:

Você pode ler também:  O Kinect realmente é potiguar?
Tags

Commente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

compartilhe:

Sobre lara

Jornalista e publicitária formada pela UFRN, começou despretensiosamente com um blog para treinar seu lado repórter e virou sua vitrine. Além disso, é mestranda em psicologia na UnP e ainda é doida o suficiente para começar mestrado em Estudo da Mídia na UFRN. Saiba mais sobre esta brechadora.

Desenho: @umsamurai.



Últimas brechadas



Breche aí

Gata Luzia precisa de ajuda para Adoção

Gata Luzia precisa de sua ajuda agora para arranjar um lar em definitivo para ela e ter uma vida inteira de muito amor e carinho...