Por que o bairro Cidade Alta se chama assim?

Por que o bairro Cidade Alta se chama assim?

Compartilhe:

Para quem estudou um pouco a história da capital do Rio Grande do Norte, os primeiros bairros de Natal foram a Ribeira e a Cidade Alta. O nome Ribeira é meio óbvio, porque surgiu as margens do rio Potengi.  É um local sempre lembrado pelo comércio e nos anos 90 pelos eventos culturais da cidade. E, Cidade Alta?

A Cidade Alta é conhecido hoje como o Centro de Natal. Área é cheia de prédios históricos e áreas comerciais. Mas, como surgiu com esse nome? Foi por causa das ladeiras da Av. Rio Branco?

Por isso, eu fiz um vídeo para explicar um pouco sobre o assunto e você pode assistir a seguir:

Não se esqueça de seguir o canal do Brechando no You Tube para assistir a versão em vídeo do nosso site.

Quantos bairros existem em Natal

Ao todo, Natal tem 36 bairros, divididos em quatro zonas urbanas. Os maiores bairros se concentram na zona Norte e Leste da capital potiguar.

A última regulamentação dos bairros na capital do Rio Grande do Norte foi em 1993, quando Capim Macio, Barro Vermelho e Nova Descoberta foram considerados como bairro da Prefeitura do Natal.

Desde então foram atribuídas, a essas unidades, determinadas prescrições urbanísticas, observadas as suas condições ambientais, sociais, geopolíticas, econômicas, de infra-estrutura e serviços instalados, dentre outros aspectos.

Para formulação dos bairros foram adotados alguns critérios. Alguns desses são: fator cultural e histórico, densidade, área mínima e área máxima, tempo de ocupação, preservação da nomenclatura tradicional e utilização de acidentes naturais e culturais.

Para saber quais bairros da cidade, leia mais esta matéria que o Brechando publicou em 2017.

Você pode ler também:  Consuelo cria um mural no antigo Cine Nordeste
Tags

Commente aqui

Uma resposta para “Por que o bairro Cidade Alta se chama assim?”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

compartilhe:

Sobre lara

Jornalista e publicitária formada pela UFRN, começou despretensiosamente com um blog para treinar seu lado repórter e virou sua vitrine. Além disso, é mestranda em psicologia na UnP e ainda é doida o suficiente para começar mestrado em Estudo da Mídia na UFRN. Saiba mais sobre esta brechadora.

Desenho: @umsamurai.



Últimas brechadas



Breche aí