Ajudem essas potiguares a participar da Conferência do Clima

Ajudem essas potiguares a participar da Conferência do Clima

Compartilhe:

As natalenses Gabriela Baesse e Giselli Cavalcante são integrantes do Engajamundo e vão participar da Conferência do Clima, organizado pela Organização das Nações Unidas (ONU). Iria acontecer em Santiago, no Chile, mas por conta da situação interna que o país está passando, ela foi cancelada e transferida para Madrid, Espanha, nas mesmas datas (02 a 13 de dezembro de 2019). A nossa delegação perdeu recursos com passagens e reservas, e agora, enfrenta o desafio que é levar 12 pessoas para Madrid com menos de 4 semanas de organização. Por isso, foi realizada uma campanha de financiamento coletivo, no qual elas têm até quarta (14) para arrecadar todo dinheiro, que inclui passagem e hospedagem e custa 5 mil reais.

Para ajudar as meninas do Engajamundo é só clicar neste link

 O Engajamundo é uma organização liderada por jovens que acreditam na sua responsabilidade como parte fundamental da solução para enfrentar os maiores desafios socioambientais do Brasil e do mundo. “Nossa missão é conscientizar os jovens brasileiros de que, mudando a si mesmo, seu entorno e se engajando politicamente, eles podem transformar as suas realidades. Sendo assim, é por meio de formações, mobilização e ações de ativismo, que nos dedicamos a empoderar a juventude brasileira para ajudá-los a compreender, participar e incidir em processos políticos locais, nacionais e internacionais. Reivindicamos também mais acesso e representação da juventude nestes processos, para que os jovens tenham cada vez mais possibilidade de articular suas demandas em todos as áreas políticas”, diz a orgasnização do Engaja, como é carinhosamente chamado pelos integrantes.

Dentro da conferência. eles vão apresentar os trabalhos do grupo de trabalho do Engajamundo sobre Clima, que atua desde 2013 em todas as regiões do país buscando saídas para a crise climática e colocando o jovem brasileiro como protagonista da solução. “De lá pra cá, nossos engajadinhos já marcaram presença em 6 Conferências das Partes (COPs 19, 20, 21, 22, 23 e 24) da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (UNFCCC), além de promover formações com jovens em todas as regiões do país, ocupar os espaços deliberativos sobre clima em todas as escalas de poder e produzir e multiplicar conteúdo sobre o tema. Em preparação para a COP25, o objetivo do GT agora é pressionar em todas as escalas a implementação da agenda do Acordo de Paris e inspirar cada vez mais jovens a se unir ao movimento global pela justiça climática”, comentou a organização.

Além das meninas, participam da delegação: Paloma Costa (Brasília – DF), Karina Penha (São Luís – MA), Nayara Almeida (Duque de Caxias – RJ), Valdinéia Sauré (Santarém – PA), Jaciara Borari (Santarém – PA), Paulo Ricardo (Feira de Santana – BA), Bruno Berilli (Feira de Santana – BA), Aretha Monteiro (Brasília, DF) e Yago Ferreira (Belo Horizonte – MG).

Durante a Conferência, o papel da delegação será  organizar e executar ações de ativismo dentro e fora do espaço da conferência, trazendo assim, de forma criativa, visibilidade para questões estratégicas que estão – ou deveriam estar – sendo discutidas nas plenárias. Criar material de comunicação em linguagem fácil e acessível, voltada ao jovem brasileiro para as mídias sociais do Engajamundo e de mídias parceiras, relatando a rotina da conferência, produzindo comunicados de imprensa sobre as ações feitas pelos outros grupos de trabalho e cobrindo demais acontecimentos relevantes, deixando assim os brasileiros informados de tudo que está acontecendo nesse importante espaço de tomada de decisão.

Além disso, realizará  pressão nos diplomatas brasileiros com os posicionamentos da juventude para que eles os levem em consideração durante as negociações. Além disso, os lobistas da delegação abordam representantes do executivo e legislativo que participam da conferência para pressionar sobre o avanço desses mesmos posicionamentos para a criação ou execução de políticas públicas climáticas em nível nacional e/ou local.

Tags

Commente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

compartilhe:

Sobre lara

Jornalista e publicitária formada pela UFRN, começou despretensiosamente com um blog para treinar seu lado repórter e virou sua vitrine. Além disso, é mestranda em psicologia na UnP e ainda é doida o suficiente para começar mestrado em Estudo da Mídia na UFRN. Saiba mais sobre esta brechadora.

Desenho: @umsamurai.



Últimas brechadas



Breche aí