O que é feito um cavaco chinês ?

O que é feito um cavaco chinês ?

Compartilhe:

O Cavaco Chinês é um doce tipicamente nordestino e parece uma hóstia gigante. Veja a imagem a seguir:

Geralmente a gente não encontra nos supermercados, apenas nas ruas do Nordeste com uma rapaz vendendo do jeito da foto acima do título e batendo um triângulo para mostrar que está lá pronto para vender os doces que custa menos de 5 reais e sempre em pacotinhos. Geralmente, a gente corre atrás dele, pedimos e  por fim abre o tambor, e puxa um pacote com algumas unidades acondicionadas em um saco plástico. Antigamente era vendido, um a um, sem embalagem, mas isso era no tempo dos nossos avós.  Um vídeo pode ajudar a facilitar a minha explicação:

Apesar de muita gente gostar, poucas pessoas peguntaram: O que é feito um cavaco chinês? Roubaram a hóstia da igreja e colocaram doce por cima? Então, o Brechando resolveu revelar este mistério.

Sabe aquele biscoito povilho vendido nos mercadinhos? É feito do mesmo material, é um biscoito doce, crocante e quebradiço feito com uma massa seca de polvilho ou de farinha de trigo, untada em margarina e açúcar, por isso o sabor adocicado. Em alguns lugares vendem a massa em forma de tubo, enroladinha como se fosse tapioca, coisa que vi apenas pesquisando no Google. Em alguns lugares chamam a iguaria de Biju.

Apesar do nome, sua origem não vem da China, alguns apontam que este doce veio da Índia e repassado pelos portugueses. No entanto, são apenas teorias.

 

 

 

Você pode ler também:  O que foi o arraiá da Esmeralda?
Tags

Commente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

compartilhe:

Sobre lara

Jornalista e publicitária formada pela UFRN, começou despretensiosamente com um blog para treinar seu lado repórter e virou sua vitrine. Além disso, é mestranda em psicologia na UnP e ainda é doida o suficiente para começar mestrado em Estudo da Mídia na UFRN. Saiba mais sobre esta brechadora.

Desenho: @umsamurai.



Últimas brechadas



Breche aí