O Rio Grande do Norte é do tamanho de qual país?

O Rio Grande do Norte é do tamanho de qual país?

Compartilhe:

O Brasil tem mais de oito milhôes de quilômetros quadrados. Ou seja, o país é gigante, o quinto maior país do mundo perdendo apenas para a China (9.597.000 km²), Canadá (9.985.000 km²), Rússia (17,1 km²) e Estados Unidos (9,834 km²).

A ampla área territorial do Brasil faz com que o país seja considerado “de dimensões continentais”, sendo quase do mesmo tamanho da Oceania (8.525.989 km²) e um pouco menor do que toda a Europa (10.180.000 km²). Além do mais, ao contrário dos grandes países existentes, o Brasil não possui uma grande parte do seu território composta por áreas inóspitas, onde o povoamento é impossível ou muito difícil de ser realizado.

Por isso quando aquele argumento bem senso comum diz que o “Brasil é composto por vários Brasis” pode ter certeza que é verdade. Você sabia que alguns estados brasileiros são maiores que muitos países da Europa? Inclusive o Rio Grande do Norte.

Em novembro de 2017, o site Brazil Report divulgou um mapa fazendo comparativo da extensão territorial de cada estado brasileiro com algum país. O RN tem o tamanho da Bósnia-Hezergovina. Veja o mapa completo a seguir:

Nenhuma descrição de foto disponível.

Bósnia é um país que surgiu após a dissolução a Iugoslávia. Antes da guerra civil, mais de um quinto da população que habitava a Bósnia e Herzegovina se compunha de fazendeiros responsáveis pelo cultivo de frutas cítricas e legumes. A república independente possuía grandes reservas minerais onde eram extraídos bauxita, cobre, ferro, aço, linhito, madeira e zinco. As indústrias de maior importância foram as que fabricavam ferro, aço, couro, alimentos e têxteis, sendo destruídas mais tarde em virtude dos conflitos da guerra civil. Os principais grupos étnicos que habitam a Bósnia e Herzegovina são majoritariamente bósnios, sérvios e croatas. A maioria dos habitantes que vivem no país são falantes do servo-croata e adotantes do alfabeto cirílico. Metade da população segue o cristianismo (35 por cento segue a Igreja Ortodoxa Sérvia e 15 por cento segue o catolicismo) e 46 por cento é muçulmana.

Na área territorial por sua vez, tem 51 197 km² e o RN tem 52.797 km². Um outro país do tamanho do RN é Costa Rica, com 51 100 quilômetros quadrados.

A história do país, por sua vez, surgiu há dois mil anos quando os ilírios foram os primeiros habitantes da atual Bósnia e Herzegovina. Depois do ano 100, diversos povos passaram a dominar a região; governantes do Império Romano, do Império Bizantino, do Reino da Croácia, do Reino da Hungria e do Reino da Sérvia foram ali estabelecidos. Os turcos otomanos foram os governantes da atual Bósnia e Herzegovina entre a segunda metade do século XV e o ano de 1878.

O Império Austro-Húngaro dominou a região em 1878. Em 1914, um estudante nascido no Reino da Sérvia, Gavrilo Princip, assassinou o arquiduque da Áustria Francisco Ferdinando em Sarajevo, na Bósnia recém anexada ao Império Austro-Húngaro. Esse foi o estopim da Primeira Guerra Mundial. Com o término da Primeira Guerra Mundial, o Reino da Jugoslávia anexou a Bósnia e Herzegovina em 1918.

Na época em que eclodiu a Segunda Guerra Mundial, os soldados da Bósnia e Herzegovina entraram na luta contra o Eixo (formado por Itália, Alemanha e Japão), que foram responsáveis pela ocupação da terra dos bósnios. A Bósnia e Herzegovina tornou-se independente em 1992. Depois de ser proclamada a independência do país, eclodiu uma guerra civil, contra a Sérvia, resultando num genocídio que causou a morte de 200 mil pessoas.

A maior cidade é a capital do país, Sarajevo, que tem mais de 400 mil habitantes, metade da população de Natal. Já a segunda cidade Banja Luka tem em torno de 250 mil habitantes, quase a mesma quantidade de Mossoró, o segundo maior município do RN.

Tags

Commente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

compartilhe:

Sobre lara

Jornalista e publicitária formada pela UFRN, começou despretensiosamente com um blog para treinar seu lado repórter e virou sua vitrine. Além disso, é mestranda em psicologia na UnP e ainda é doida o suficiente para começar mestrado em Estudo da Mídia na UFRN. Saiba mais sobre esta brechadora.

Desenho: @umsamurai.



Últimas brechadas



Breche aí