Documentário sobre o monopólio da comunicação no Brasil será lançado em 2019

Documentário sobre o monopólio da comunicação no Brasil será lançado em 2019

Compartilhe:

Silvio Berlusconi é um político italiano e dono de uma das maiores empresas da mídia da Europa. Foi primeiro-ministro três vezes e foi acusado diversas vezes pelos crimes de corrupção e ligação à Máfia. No Brasil, a produtora Salamanca Filmes queria abordar os magnatas da comunicação através do longa-metragem documental “O País dos 6 Berlusconis”, que atualmente está em campanha no Catarse e vai estrear no Cinebrasil TV em 2019.  É a 1ª vez que um filme brasileiro aborda a questão da concentração de mídia.

O único filme que denunciou o oligopólio midiático no Brasil foi o documentário “Muito Além do Cidadão Kane”, produzido em 1993 pelo canal britânico “Channel 4”. A obra foi censurada pela Justiça e com o passar dos anos acabou se tornando um clássico entre estudantes de comunicação.

Ao abordar a escandalosa concentração midiática, O país dos 6 Berlusconis levanta uma questão que está cada dia mais presente na vida dos brasileiros: Por que apenas 6 famílias controlam o que uma população de 208 milhões de pessoas assiste, ouve e lê todos os dias? Em 2018, O país dos 6 Berlusconis foi um dos 9 projetos selecionados pela DOCSP e Doc Society para o 1º programa de campanhas de impacto social realizado no Brasil. Uma das tutoras do projeto é Beadie Finzi, diretora-fundadora do BRITDOC/DOC SOCIETY e que participou na produção de impacto do filme “CITIZENFOUR”, vencedor do Oscar de melhor documentário em 2015.

O país dos 6 Berlusconis também foi selecionado para o Laboratório de Convergência Audiovisual do Ministério da Cultura e Spcine por seu alto potencial de impacto social.

O dinheiro arrecadado no Catarse será usado para a realização das ações abaixo:

  • Distribuição. Vamos exibir o filme em cinemas comerciais e circuito alternativo, realizar cine-debates e levar a obra para faculdades de comunicação, ONGs, governos e instituições de todo o Brasil. O objetivo é reunir diferentes agentes da sociedade para trabalhar em conjunto e promover uma ampla discussão sobre a concentração de mídia no país.
  • Exposição. Organizaremos uma exposição sobre “O papel da mídia nos golpes de 2016 e 1964” junto com o Instituto Vladimir Herzog, em abril de 2019, data que marca os 3 anos do golpe de 2016.
  • Lambe-Lambe. Produção de mil cartazes com desenhos da cartunista Laerte Coutinho, cujo objetivo é mobilizar a população pela democratização dos meios de comunicação.
  • Delação Anônima. Criação do site “Delação Anônima” dará voz aos funcionários dos principais meios de comunicação do Brasil. Eles darão testemunhos, de forma anônima e segura, sobre como é trabalhar nesses veículos.
  • Histórias Censuradas. Criação do “Projeto Censurado”, que vai listar anualmente as 20 principais histórias que foram ignoradas ou simplesmente censuradas pela mídia corporativa brasileira.
  • Peça Teatral. Exibição da peça “Patética”, que mostra as circunstâncias do assassinato do jornalista Vladimir Herzog, em 1975. Escrita pelo dramaturgo e cunhado de Herzog, João Ribeiro Chaves Neto, a obra reflete sobre um momento parecido pelo qual o Brasil está passando: censura, ameaça à democracia, volta dos militares, aumento da violência e da intolerância.

Filmado no Brasil e na Europa, o longa conta com mais de 20 entrevistados, trilha sonora original de André Abujamra e a participação especial do ator Paulo César Pereio, que faz a personificação da mídia brasileira. A cartunista Laerte Coutinho também participa do projeto com desenhos sobre manipulação midiática.

O país dos 6 Berlusconis começou a ser produzido em 2017 para o canal CINEBRASiL TV. O filme conta com o apoio da agência de notícias France Presse-AFP e atualmente encontra-se na etapa de montagem pela Complô, de Rodrigo T. Marques e Eduardo Consonni.  A obra será lançada pelo CINEBRASiL TV no 1º semestre de 2019.

Escrito e dirigido pelo jornalista Pablo Guelli, o filme terá a participação de Noam Chomsky, Luis Nassif, Laura Capriglione, Ricardo Melo, Xico Sá, Rodrigo Vianna, Glenn Greenwald, Kiko Nogueira, Joaquim de Carvalho, Eduardo Guimarães, entre outros. Foram realizadas gravações nas cidades de São Paulo, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Brasília, Belém do Pará e em Barcelona (Espanha).

Veja o teaser a seguir:

https://youtu.be/qcYPUmnGxrI

Tags

Commente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

compartilhe:

Sobre lara

Jornalista e publicitária formada pela UFRN, começou despretensiosamente com um blog para treinar seu lado repórter e virou sua vitrine. Além disso, é mestranda em psicologia na UnP e ainda é doida o suficiente para começar mestrado em Estudo da Mídia na UFRN. Saiba mais sobre esta brechadora.

Desenho: @umsamurai.



Últimas brechadas



Breche aí

Gata Luzia precisa de ajuda para Adoção

Gata Luzia precisa de sua ajuda agora para arranjar um lar em definitivo para ela e ter uma vida inteira de muito amor e carinho...