E essas mansões nas ruas principais de Natal ?

E essas mansões nas ruas principais de Natal ?

Compartilhe:

As principais ruas de Natal são todas modificadas, as antigas casas foram transformdas em prédios comerciais ou residenciais.  Além disso, o asfalto possui quatro pistas e é caracterizado pelo intenso engarrafamento na hora do rush. Mas isso não quer dizer que as principais vias da cidade não tenham as suas peculiaridades. Em duas avenidas principais da cidade existem dois casarões que chamam atenção não só pelo tamanho, mas também pela curiosidade em saber quem são os proprietários. Hora de revelar este mistério a seguir!

Casa do Olímpio Maciel

A primeira casa na imagem acima é uma casa que fica no conjunto Mirassol, próximo do campus da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Via Direta e Natal Shopping. A casa é gigante e tem várias entradas. Após uma sugestão de pauta, o Brechando descobriu que esta casa gigante é um condomínio com várias casas, pertecentes a várias famílias descedentes do médico Olímpio Maciel, criador do Instituto de Radiologia de Natal.

Conhecido como IRN, a clínica de exames de radiologia foi fundada em 1967 com Olímpio Maciel junto com José Jorge Maciel (seu pai, ex-prefeito de Macaíba) e Paulo Frassinete Bezerra. Inicialmente, a primeira unidade surgiu nas dependências do Hospital Médico Cirúrgico, onde hoje fica o Hospital Municipal de Natal.  Após a fundação chegaram os médicos José Carlos Passos (hoje é nome de um Posto de Saúde na Ribeira), Silvino Lamartine e Sérgio Lamartine.

Devido ao crescimento, as instalações físicas foram expandidas com a aquisição de quatro casas anexadas à primeira, onde hoje funciona nossa unidade Matriz na avenida Afonso Pena.

Em mais uma fase de crescimento do Instituto de Radiologia de Natal, a sua sociedade foi ampliada com a chegada do Dr. Francisco Lopes Neto, sendo o primeiro radiologista do estado com formação em Tomografia Computadorizada e Ressonância Magnética. Em meados da década de 90 a terceira geração de radiologista veio a reforçar ainda mais os valores do Instituto de Radiologia, com a chegada ao corpo clínico dos médicos Carlos Alberto Passos Neto, Marcus Vinícius Maia Passos, Micaela Bezerra Cirne e José Jorge Maciel Neto.

No início dos anos 2000, somaram-se a esses profissionais os médicos Felipe Maciel, Ricardo Araújo, Silvia Araújo, Robson Macedo e Julião Bezerra.

Atualmente, Olímpio Maciel é vice-prefeito de Macaíba.

Casa de Geraldo Melo

Para quem não sabe, a foto acima mostra a casa do ex-governador Geraldo Melo, que fica no cruzamento da Av.Lima e Silva com a Romualdo Galvão e é um ponto de referência na cidade, apesar de anos. O local é conhecido por todos os natalenses que circulam o local e todo mundo sabe que pertence ao político principalmente quando são erguidas no muro os outdoors pedindo votos para o mesmo. O mesmo quase ganhou o pleito deste ano para senador, mas a sua história com a política é bem mais antiga.

Nasceu em Campo Grtande no ano de 1935 e construiu boa parte da sua vida pública em Ceará-Mirim, colaborou com o governo de Aluísio Alves (1961-1966), tendo trabalhado no DNOCS. Foi indicado vice-governador do Rio Grande do Norte quando o titular era Lavoisier Maia Sobrinho (1978-1983). Em seguida, voltou para o grupo dos Alves e coordenou a campanha vitoriosa de Garibaldi Alves Filho para a Prefeitura de Natal, no ano de 1985. Isso lhe serviu de credencial para disputar o Governo do Estado em 1986. Com o slogan Novos Tempos, Novos Ventos (até hoje o jingle da campanha é usado) e uma maioria de 14 mil votos, conseguiu eleger-se. Foi neste período que recebeu o apelido de tamborete, por conta da sua baixa estatura.

Após mais de 10 anos sem disputar nenhum cargo eletivo, no ano de 2018 resolveu disputar as eleições para concorrer uma vaga a senador pelo PSDB, das duas em jogo. O Tamborete como é conhecido não obteve exito ficando em 3° lugar atrás dos eleitos Styveson Valentim (Rede) e Zenaide Maia (PHS), mas a frente do ex-governador e candidato a reeleição para o senado Garibaldi Alves Filho (MDB).

Tags

Commente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

compartilhe:

Sobre lara

Jornalista e publicitária formada pela UFRN, começou despretensiosamente com um blog para treinar seu lado repórter e virou sua vitrine. Além disso, é mestranda em psicologia na UnP e ainda é doida o suficiente para começar mestrado em Estudo da Mídia na UFRN. Saiba mais sobre esta brechadora.

Desenho: @umsamurai.



Últimas brechadas



Breche aí