Quadra da Malandros do Samba receberá festa em homenagem ao Dia da Consciência Negra

Quadra da Malandros do Samba receberá festa em homenagem ao Dia da Consciência Negra

Compartilhe:

Dia 19 de novembro comemora-se o Dia da Consciência Negra, para comemorar a quadra da Escola de Samba Balanço do Morro, na Rua Chile, no bairro da Ribeira, junto com estudantes de Produção Cultural do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) vão fazer um festival chamado Mugunzá, que acontecerá no sábado (17).

O evento terá início às 16h, encerrando se às 21h. O objetivo do projeto é a difusão dos artistas afrodescendentes da região metropolitana de Natal. Foram selecionadas 8 atrações musicais para embalar esse momento de celebração da cultura negra, entre elas Leozinho do BA, cantor de funk de letras politizadas e neto do grande nome da MPB, João do Vale.

Assim como o samba, vários dos nossos costumes nasceram na África, como o Mugunzá, uma iguaria doce feita de grãos de milho-branco ou amarelo levemente triturados, cozidos em um caldo contendo leite de coco ou de vaca, açúcar, canela em pó ou casca e cravo-da-índia. Ainda podendo ter versão salgada. No Sudeste, muitos o chamam de canjica.

As outras atrações escolhidas para enegrecer essa festa são: Carcará na Viagem, DJ Fulô, Coco Juremado – As flechas, Pretta, DJ Caju Mancha, a própria Escola de Samba da Balanço do Morro e a banda SouRebel. O projeto foi desenvolvido por estudantes do curso de Produção Cultural e Eventos do Instituto Federal do Rio Grande do Norte – IFRN, campus Natal Cidade Alta, e conta com o apoio da mesma instituição para sua realização.

O motivo da escolha do nome do Festival passa por o Nordeste ser a região do país com maior concentração da população negra, e por ter sua cultura enriquecida pela herança do Povo Negro, “Mungunzá” é uma palavra de origem Africana e prato típico da culinária popular do nordeste, simbolizando essa herança, o Festival leva o nome “Mungunzá”.

Serviços:

Festival Mungunzá

Local: Espaço da Balanço do Morro, Rua Chile – Ribeira, Natal/RN

Horário: das 16h às 22h

Data: 17 de novembro de 2018

Tags

Commente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

compartilhe:

Sobre lara

Jornalista e publicitária formada pela UFRN, começou despretensiosamente com um blog para treinar seu lado repórter e virou sua vitrine. Além disso, é mestranda em psicologia na UnP e ainda é doida o suficiente para começar mestrado em Estudo da Mídia na UFRN. Saiba mais sobre esta brechadora.

Desenho: @umsamurai.



Últimas brechadas



Breche aí