Fotógrafa potiguar registra cidade de origem de família e faz exposição

Fotógrafa potiguar registra cidade de origem de família e faz exposição

Compartilhe:

Entre o Rio Jacu e pelo Riacho Várzea, começaram a surgir, no final do século XIX, os primeiros sinais de um povoamento. Agricultores motivados pelo crescimentos das atividades agrícolas e pecuárias no município-sede de Goianinha, decidiram buscar novas terras para o trabalho, que ficavam próximas do Riacho Várzea, no início do século XX, dando início à exploração da área com a instalação de sítios, fazendas e moradias.  Em 20 de dezembro de 1959, pela Lei número 2.586, Várzea desmembrou-se de Goianinha, tornando-se município do Rio Grande do Norte. Foi nesta região do Agreste potiguar que a fotógrafa Luana Tayze fez uma expedição para mostrar as origens de sua família, mais precisamente a sua avó.

A vernissage será na próxima quinta-feira (29), às 19h, no Espaço Duas, que na ocasião também estará comemorando 6 anos de galeria. A noite conta com o show de Ciro e a Cidade e a entrada é gratuita.

A exposição “Caminhos de Várzea: [re]significar memórias” contará com 11 fotografias inéditas que resgatam as memórias de infância de sua avó na cidade de Várzea/RN. Foram quatro meses de pesquisa e de trabalho para construir uma nova forma de visão sobre as recordações de uma antiga moradora do município, buscando a documentação e memória da localidade através da afeição, trazendo consigo a importância de auxiliar na memória individual e coletiva.

Nas fotos mostra ainda a predominância do sertanejo, visto que a cidade está numa região predominantemente agrícola.  Além da agricultura, a pecuária é outra fonte de renda importante da economia municipal.  O comércio do município ainda é pequeno, porém demonstra sinais de crescimento bastante significativos.

O projeto foi aprovado no edital de Economia Criativa do Sebrae.

Você pode ler também:  Melhores fotos de Jaeci em Natal das antigas

Serviço

“Caminhos de Várzea: [re]significar memórias”,

Espaço Duas (R. Praia Diogo Lopes, 2197 – Ponta Negra).

Abertura dia 29 de novembro, às 19h.

Visitação do dia 29 de novembro a 08 de dezembro.

Tags

Commente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

compartilhe:

Sobre lara

Jornalista e publicitária formada pela UFRN, começou despretensiosamente com um blog para treinar seu lado repórter e virou sua vitrine. Além disso, é mestranda em psicologia na UnP e ainda é doida o suficiente para começar mestrado em Estudo da Mídia na UFRN. Saiba mais sobre esta brechadora.

Desenho: @umsamurai.



Últimas brechadas



Breche aí