Esse moço da foto é Moçambique e vai lançar seu livro em Natal

Esse moço da foto é Moçambique e vai lançar seu livro em Natal

Compartilhe:

Ele é Tsumbe Maria Mussndza, natural de Moçambique (localizado na África), ele é performer e também vai lançar um livro marcado para acontecer neste sábado (17), no Bardallos, que fica no bairro de Cidade Alta. A obra se chama “Gule Wankulu”,  uma homenagem à mãe do escritor, amante da cultura local, uma anciã em Moçambique que, aos olhos do autor, “possui duas mãos: a da vida e a da morte, em uma relação de ancestralidades e memórias com a dança Gule Wankulu”.

Pesquisando na internet Gule Wankulu é uma dança ritual ancestral, praticado pelos Chewa no Malawi, na Zâmbia e em Moçambique.

Era um culto secreto, envolvendo uma dança ritual praticada entre os Chewa no Malawi, Zâmbia e Moçambique. Foi realizado por membros da irmandade Nyau, uma sociedade secreta de homens iniciados. Dentro da tradicional sociedade matrilinear do Chewa, onde os homens casados ​​desempenhavam um papel bastante marginal, os Nyau ofereciam meios para estabelecer um contrapeso e solidariedade entre os homens de várias aldeias. Os membros do Nyau ainda são responsáveis ​​pela iniciação dos jovens à idade adulta e pelo desempenho do Gule Wamkulu no final do processo de iniciação, celebrando a integração dos jovens na sociedade adulta.

É realizado na temporada após a colheita de julho, mas também pode ser visto em casamentos, funerais e a instalação ou a morte de um chefe.

Nessas ocasiões, os dançarinos Nyau usam fantasias e máscaras feitas de madeira e palha, representando uma grande variedade de personagens, como animais selvagens, espíritos dos mortos, traficantes de escravos, bem como figuras mais recentes. Cada uma dessas figuras desempenha um caráter particular, muitas vezes mal, expressando uma forma de mau comportamento, ensinando valores morais e sociais à audiência. Essas figuras executam danças com energia extraordinária, entretendo e assustando o público como representantes do mundo dos espíritos e dos mortos.

No livro, Tsumbe atualiza questões que habitam seu corpo em um cruzamento entre as experiências de sua vida e as urgências do contexto sócio-afetivo-político, e o faz trazendo não somente informações, concepções e conceituações pertinentes mas, principalmente, inserindo o leitor em uma experiência “real” de imersão de um pensamento, com raciocínio e redação que o colocam em uma vivência descolonial no tratamento do tema na dança.

Na ocasião do lançamento, ocorrerão duas apresentações musicais. Marília Negra-Flor, compositora, educadora e pesquisadora em danças negras traz sua apresentação musical autoral com um repertório repleto de ritmos populares afro-brasileiros, ijexá, maracatu do baque virado, coco de zambê, dentre outros, tendo como grande influência a cultura afro-religiosa. A outra apresentação musical fica por conta de Felipe Nunes, músico, compositor, poeta e historiador com “África Brasil”, onde percorre o universo afro da música brasileira, trazendo canções de compositores como Baden Powell, Mateus Aleluia, João Bosco, Caetano, dentre outros, além de suas canções autorais ambientadas no universo afro-brasileiro. A entrada colaborativa custa apenas 10 reais.

Serviço – Lançamento do livro “Gule Wankulu”, de Tsumbe Mussundra

Onde: Bardallos Comida e Arte

Horário: 19 horas

Apresentações: Marília Negra-Flor “Motumbaxé, Motumbá?” e Felipe Nunes “África-Brasil”

Tags

Commente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

compartilhe:

Sobre lara

Jornalista e publicitária formada pela UFRN, começou despretensiosamente com um blog para treinar seu lado repórter e virou sua vitrine. Além disso, é mestranda em psicologia na UnP e ainda é doida o suficiente para começar mestrado em Estudo da Mídia na UFRN. Saiba mais sobre esta brechadora.

Desenho: @umsamurai.



Últimas brechadas



Breche aí