Manual de sobrevivência escolar do Brechando

Compartilhe:

O período escolar em algumas escolas de Natal realmente parece com aqueles estereótipos de filmes americanos, sendo que não temos um armário para armazenar as nossas coisas. Sempre vamos encaixar por um estereótipo e por causa daquela postagem da mãe que teve a brilhante ideia de fantasiar o seu filho no Halloween de uma escola de elite natalense, muitos alunos identificaram alunos e pais dos mesmos que já disseminaram frases preconceituosas e incentivaram bullying em suas respectivas redes sociais.

Por causa disso, eu que sobrevivi em uma das instituições de ensino deste porte, eu resolvi utilizar o Brechando para criar o manual de sobrevivência escolar, dos mesmos moldes do “Manual de Sobrevivência Escolar do Ned”, essa série maravilhosa que passava no canal da Nick.

Confira algumas dicas a seguir:

1) Mesmo que os professores sejam complacentes, não deixe de denunciar e se a coisa for deixada por isso mesmo, denuncie para autoridades maiores, como o Ministério Público ou Justiça.

via GIPHY

Muitas vezes o Bullying é feito dentro da sala de aula e não existe um motivo específico para que o jovem seja “zoado” na sala. Se for diferente ou não encaixa no padrão (característica diferente, apresenta um comportamento peculiar ou tem hábitos que os outros não fazem) e se incomodar com as “brincadeiras”, virou o alvo.

No entanto, muitas vezes o jovem se sente intimidado e tem medo de fazer comportamentos para não ser zoados, ficando cada vez mais introvertido. Mas, se você sentir introvertido, fale aos professores ou diretores. Se não surtir efeito, ligue para seus pais e caso o bullying chegue as sérias consequências, procure as autoridades.

2) Procure uma rede de apoio entre seus colegas.

via GIPHY

O Ned conseguiu sobreviver a escola porque tinha a Moozely e o Cookie como amigos que também tinham os mesmos problemas. Independente da sala, procure pessoas que lhe compreenda e também sofra os mesmos problemas, formando uma grande rede de apoio.

3) Se destaque em atividades importantes.

via GIPHY

No meio da tempestade, existe um arco-íris, existem esportes e atividades extra-curriculares para se identificar, além de ajudar a definir quem você é, além dos estereótipos definidos pelos “famosos”.

4) Se você sentir insegurança por causa do colégio, procure terapia

Uma ajuda de psicóloga faz bem e é um espaço ideal para mostrar as inseguranças que a vida escolar pode trazer em sua vida.

5) Nunca deixe de responder se sentir ofendido

O erro maior de alguém quando sobre bullying é não responder o valentão, ficando introvertido e triste ao ouvir uma ofensa. Mostre para aquela pessoa que realmente se sentiu ofendido e procure as melhores respostas para o colocar no lugar, desde uma denúncia até responder algo que ele não gosta de ouvir.

6) Fazer autodefesa é importante

Foque em esportes para fazer autodefesa, isto vai te ajudar não só responder os bullies, mas também em ações de perigo, como tentativa de homicídio ou agressão.

7) Por fim, se for necessário mudar de escola, mude quantas vezes precisar

Não é porque é a escola que mais aprova no Enem, que você tem a obrigação de ficar estudando na mesma escola para sempre. Se tiver medo e incentivo dos pais para procurar uma escola que lhe incentive a sentir bem, procure. A inteligência emocional tem que ser muito mais importante que tudo.

Tags

Commente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

compartilhe:

Sobre lara

Jornalista e publicitária formada pela UFRN, começou despretensiosamente com um blog para treinar seu lado repórter e virou sua vitrine. Além disso, é mestranda em psicologia na UnP e ainda é doida o suficiente para começar mestrado em Estudo da Mídia na UFRN. Saiba mais sobre esta brechadora.

Desenho: @umsamurai.



Últimas brechadas



Breche aí

Gata Luzia precisa de ajuda para Adoção

Gata Luzia precisa de sua ajuda agora para arranjar um lar em definitivo para ela e ter uma vida inteira de muito amor e carinho...