Luís Gomes é palco de concerto sobre jazz neste sábado

Luís Gomes é palco de concerto sobre jazz neste sábado

Compartilhe:

A cidade de Luís Gomes fica na região Oeste do Estado e faz fronteira com o Ceará. É um dos municípios do Rio Grande do Norte que sofre com a falta de seca na região, porém a cidade terá um pouco de cultura no próxcimo sábado (27), às 20 horas, visto que será palco do concerto “Do Nordeste ao Jazz”. O musical reúne a Orquestra Funffec de Cordas (OFC), do curso de cordas friccionadas da Fundação Francisca Fernandes Claudino (FUNFFEC), do próprio município e o maestro português, Eugènio Graça, conhecido por sua regência e arranjos singulares a frente da SESI Big Band e que reside em Natal/RN desde 2009.

O espetáculo, com duração de aproximadamente 1h30 faz passeio musical mostrando todas as influências do estilo americano na música nordestina. “Do Nordeste ao Jazz” tem objetivo de mostrar a ligação e as heranças musicais do jazz trazidas no período da II Guerra Mundial, quando a cidade do Natal foi sede de tropas estadunidenses, na década de 40, trazendo transformações físicas e culturais, dando início à vida noturna, com bailes e festas.

 O público vai presenciar tais influências e transportar-se musicalmente para esse momento através da Orquestra de Cordas e do Saxofone Solo, entoando, no repertório, clássicos do jazz por composições de Glenn Miller, G. Gershwin e Duke Ellington, a clássicos do baião e do xote, eternizados por Luiz Gonzaga e Sivuca, além dos choros de Waldir de Azevedo e Pixinguinha; tangos de C. Gardel e Astor Piazzolla. E, não poderia ficar de fora, a famosa valsa “Royal Cinema”, do compositor potiguar Tonheca Dantas – composta antes da Guerra, porém tocada e ouvida também em Londres durante todo o período.

A gente falou do Royal Cinema no Brechando aqui.

Você pode ler também:  Tá Calor: Primeiro de abril ao som da lambada quente

O concerto, conta com apoio do Sesc/RN e do Sebrae/RN, e pretende incitar a cidadania em sentido amplo, incluindo o aprimoramento cultural por meio da música, promovendo a possibilidade do estimulo estético, a formação de público e a interação entre o saber histórico e a música.

A partir daí, a música do nordeste, em especial no RN, passou a absorver várias características jazzísticas que se fazem notar em gêneros como baião, xote e choro.

 A OFC, de Luís Gomes/RN, é composta por 24 músicos divididos entre violinos, violas, violoncelos e contrabaixos, sob orientação de maestro Leonardo Oliveira. Para esse espetáculo, os arranjos são inéditos e será conduzido pelo maestro Eugènio Graça, que também tocará saxofone em algumas obras.

 

Tags

Commente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

compartilhe:

Sobre lara

Jornalista e publicitária formada pela UFRN, começou despretensiosamente com um blog para treinar seu lado repórter e virou sua vitrine. Além disso, é mestranda em psicologia na UnP e ainda é doida o suficiente para começar mestrado em Estudo da Mídia na UFRN. Saiba mais sobre esta brechadora.

Desenho: @umsamurai.



Últimas brechadas



Breche aí