O sol do João está brilhando mais forte que nunca

O sol do João está brilhando mais forte que nunca

Compartilhe:

Acompanhei o processo de transição de João Sol de uma pessoa tímida que vivia na minha casa com roupa dos pés à cabeça ao rapaz exibindo sua pequena barba e bermuda no aniversário de 20 anos da minha irmã.

O amigo que sempre contava as novidades de Portugal para ela e que juntos estão se tornando fortes adultos.

Carol, quando meus pais perguntavam sobre o jovem, sempre contava com um misto de felicidade e emoção os pequenos avanços deste garoto trans, hoje aluno de Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), com uma namorada bacana que o aceita do jeitinho que ele é e finalmente pode utilizar seu nome social na certidão de nascimento, sem medo de ser feliz.

Solzinho, como alguns dos amigos chamam, tem a felicidade de ter o apoio da família, enquanto muitos trans não conseguem sobreviver. Por isso, o Brechando convidou para falar sobre os sentimentos e conta como foi essa trajetória que apenas está no começo.

O João contou que desde a infância nunca aceitou ter nascido biologicamente como mulher. “Nas lembranças mais antigas da minha infância eu já queria ser um menino, e houve inclusive uma época (por volta dos meus 8-9 anos) em que eu dizia que era pras minhas amigas da escola. Mas a consciência de ser homem trans veio quando eu tinha 14 anos e alguém compartilhou no Facebook um vídeo de um garotinho trans de 6 anos. Eu lembro muito bem de assistir esse vídeo, pensar “MEU DEUS, É ISSO O QUE EU SEMPRE SENTI”, e depois me trancar no banheiro e chorar desesperadamente por achar que nunca conseguiria me assumir pra sociedade”, relatou.

Sim, a própria aceitação foi a coisa mais complicada, principalmente por saber das questões da LGBTfobia. ” Se descobrir trans é processo de desconstrução muitíssimo complicado, principalmente considerando que eu venho de uma família extremamente católica e cresci permeado por esses valores. Me aceitar é uma luta diária que eu não sei se algum dia terá fim. A aceitação dos outros é um trabalho difícil, sim; mas com bastante paciência e uma boa didática eu tenho conseguido me virar”, comentou.

Após se identificar, era a hora de contar aos pais que aquela menina que eles viram crescer, na verdade era um menino preso no corpo errado. “O nascimento, como qualquer parto, foi bem doloroso. Até eles entenderem que não tinham “perdido uma filha” e que aquilo não era só uma fase nem coisa da minha cabeça, foi muito choro e muita briga. Mas agora eles são os melhores pais que uma pessoa trans poderia ter. Me acompanham em todos os processos, lutam por mim, me defendem, e fazem questão de mostrar como me amam. Claro que existem pensamentos deles que podem mudar (ainda enxergam várias coisas do mundo como coisas de menino ou menina), mas não tenho do que reclamar. Depois que eles começaram a me apoiar, não tenho mais medo de nada. Poder confiar na minha família é fantástico e não devia ser um privilégio”, relatou.

Tanto que o nome Sol foi escolhido pelo próprio pai. “João veio de um apelido no primeiro ano do IFRN, quando uma amiga minha da sala, Mariana, me chamava de Jão. Quando me descobri trans os meus pais não aceitavam nem um pouco que eu fizesse a transição, então me aproveitei do apelido para me apresentar para as pessoas. No momento em que eles finalmente decidiram me dar um nome, eu queria que eles escolhessem para se sentirem mais confortáveis), foi natural a escolha do João. Já Sol era o nome que meu pai sempre quis me dar.”.

Assim, na escola, todo mundo não chamava o João pelo nome de batismo e inclusive os professores, então isso ajudou a se sentir mais inserido na sociedade. No entanto, nem sempre isso aconteceu.

“O mais tenso que já aconteceu foi levar vários tapas na cara de uma garota louca no aniversário de um amigo meu, mas psicologicamente teve bem mais. Os amigos e familiares que passaram a me tratar diferente ou a nem me tratar pesaram muito”, lamentou.

Aos 18 anos, ele começou o seu tratamento hormonal e no ano seguinte passou no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em Pedagogia e agradece as pioneiras da UFRN, como Emilly Mel, de ter seu nome social na lista de chamada no Sigaa (Sistema que administra as aulas e matérias dentro da universidade).

“Ser trans na UF é ter a feliz certeza de um nome social na chamada. Obrigado Emilly Mel por isso. Mas, ao mesmo tempo, o medo cruel de entrar no banheiro. Infelizmente não me sinto totalmente seguro nem com visibilidade, porém sou muito grato por ser uma das poucas pessoas trans que conseguem chegar a esse grau de escolaridade e de poder desconstruir nem que seja um pouquinho a mente daqueles que vão me conhecendo”, disse.

Neste ano, a sua luta para ter seus direitos reconhecidos ganhou mais um avanço, quando conseguiu que o seu nome social fosse inserido na sua certidão de nascimento. A diminuição da burocracia ajudou muitas trans a terem o direito de ter nos seus documentos o seu nome de direito.

“Foi através do provimento do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para alteração do nome das pessoas trans. Eu só precisei juntar um montão de documento e levar no cartório. Ficou pronto em 5 dias úteis”, finalizou.

Agora, o João pode mostrar o seu sol aonde quiser.

Tags

Commente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

compartilhe:

Sobre lara

Jornalista e publicitária formada pela UFRN, começou despretensiosamente com um blog para treinar seu lado repórter e virou sua vitrine. Além disso, é mestranda em psicologia na UnP e ainda é doida o suficiente para começar mestrado em Estudo da Mídia na UFRN. Saiba mais sobre esta brechadora.

Desenho: @umsamurai.



Últimas brechadas



Breche aí