Natal Hair: o que fazer dentro de um evento de cabelereiros ?

Natal Hair: o que fazer dentro de um evento de cabelereiros ?

Compartilhe:

Parece que dediquei a minha sexta para falar de cabelos. Agora vou falar de Natal Hair. Realmente gosto de mudar as cores e o corte de cabelo, a única coisa que eu não quero é passar chapinha, no qual faz três anos os meus fios não são queimados para ficar com aquele aspecto liso.

Foi pintando os cabelos que descobri os números da tinta, sabia que o 6.66 deixava o vermelho com a cor mais cereja e aproximando do 7 ficava no tom cobre.

E cuidar dos cabelos não necessariamente é uma futilidade, embora alguns tratem a transformação como grife, mas pode mudar a vida de pessoas.

O ramo da beleza é um grande leque de ideias e oportunidades. Olha que não estou falando apenas de salão de beleza, como também na criação de cosméticos. Movimenta mais de R$ 38 bilhões, mesmo com todos os impactos que as crises econômica e política causaram no comportamento de consumo dos compradores.

O Brasil hoje ocupa o quarto lugar no ranking mundial dos que mais crescem no segmento. E esse crescimento tem sido representativo não só na venda de produtos, mas também nos serviços correlacionados ao mercado. 

Sabendo disso, a produtora de eventos Fafá Medeiros anualmente faz uma feira chamada Natal Hair, que neste mês de agosto chegou em sua 18ª edição na capital potiguar. A ideia de divulgar este mercado, surgiu após uma mudança de vida.

“Sou formada em Comunicação Social. Cheguei a trabalhar em vários lugares, como bancos. Nos anos 90 eu tive um câncer e fiquei me sentindo terrível, muito feia mesmo. Então, eu resolvi ir ao salão e as pessoas me atenderam muitíssimo bem, além de sair me sentindo linda e poderosa. A beleza não é só questão de estética, mas também faz bem para saúde e mente. Por isso no evento quero promover não só os cabelereiros, unhas e produtos; ofereço aulas de zumba, dicas de saúde e procedimentos estéticos, pois tudo faz parte de um mesmo ciclo.”, disse a organizadora, no qual “comemora” o sucesso e o “poder de ajudar as pessoas”.

O evento, que durou dois dias, expôs trabalhos de artistas locais e internacionais, além de palestras e workshops.

O jovem cabelereiro Victor Venâncio esteve pela primeira vez com o objetivo de saber as novidades e conhecer um pouco mais da profissão. “O que mais gosto de trabalhar com a beleza é fazer com que a mulher se sinta empoderda após o meu trabalho”, relatou.

Você pode ler também:  Dicas para brechar e fugir do Carnatal
A produtora Fafá Medeiros organiza o evento há 18 anos (Fotos: Lara Paiva)

O que tinha de interessante para observar no Natal Hair?

Quando pensei em cobrir o Natal Hair, achava que seria um evento caro, mostrando produtos inatingíveis e o público-alvo seria a galera abastada da zona Leste da cidade. Porém, eu vi gente da terra, vendendo produtos de salão genuinamente nordestinos e um pessoal participando não só para divulgar o seu trabalho, como também estimular aqueles que estão sem emprego e querem uma oportunidade de crescer, principalmente vivendo nas regiões periféricas.

“Muitos dizem que a minha feira é para pessoas populares. Não importo com isso, gosto de mostrar e todas as classes consomem o mercado da beleza”, comentou a Fafá, que estava o tempo todo falando com os visitantes e “botando ordem” na sua feira.


Madrinhas dos Barbeiros

Boa parte do evento foi dedicada aos barbeiros

Um dos orgulhos dela é mostrar que ajudou a crescer o mercado da barbearia da cidade, no qual dedicou boa parte das atividades do Natal Hair para este ramo, como a Batalha de Barbeiros e Workshops no palco principal sobre o assunto.

“Me chamam de madrinha dos barbeiros e é uma classe que vem crescendo na cidade, muito unida e sempre dispostos em ajudar o próximo. Homens e mulheres estão cortando cabelo com eles. Além disso, tem muita mulher trabalhando com isso.”.

A Cíntia Gomes é uma das mulheres barbeiras que participou da 18ª edição do evento e vem de uma tradição familiares. Gomes gosta de seu trabalho e mostra que o machismo não tem vez. “Assim como os homens têm o direito de trabalhar como cabelereiros, nós mulheres podemos trabalhar como barbeiras. Nós queremos mostrar que há igualdade.”.


Vale Tudo para mostrar as novidades

Além dos barbeiros, o espaço era ideal para comprar novos acessórios para salão de beleza ou conhecer aquele produto inovador, como um creme que ajuda a descolorir o cabelo. Em cada estande havia um profissional mostrando as suas atividades aos participantes, que estavam filmando todos os detalhes no celular.

A parte que mais chamava atenção era parte das mechas, todo mundo queria saber como descolorir e pintar o cabelo sem danificar os fios. A jovem Maria Luiza, por exemplo, foi convidada por uma empresa a pintar seu cabelo no evento. “Não quis me ver no espelho, pois gosto da surpresa. É a minha primeira vez, nunca tinha feito nada e vou logo começando nas mechas, espero que fique lindo e não estrague no futuro, mas confio no trabalho do profissional”, relatou.

Você pode ler também:  Brechando um evento que valoriza a cultura negra

Lá valia tudo para chamar atenção dos futuros compradores, desde fornecer uma promoção de 14 reais para uma tinta de cor fantasia até um carrinho de pipoca (que estava gostosa, por sinal). O que vale é o carisma. Além disso, tinha panfletos de todos os tipos desde salões de Natal, promoções de chapinhas até de cirurgia de implante capilar.

Pipoca gostosa!

Na parte das unhas, a tendência era fazer unha em gel, uma ótima forma de substituir aquela unha postiça e saber se era possível fazer em casa. Lá vendia todos os produtos relacionados, era uma estante cheia com lixas, tintas e dentre outras coisas.

Para quem não sabe, é um processo de alongamento de unhas existe desde o início dos tempos, mas as feitas com o gel são as mais tecnológicas e avançadas, criando próteses idênticas a nossas unhas naturais, além de preservarem a integridade delas. O artista Rony veio do Peru e atualmente mora em Vitória (ES), porém estava em Natal, fazendo com que a mulherada disputasse para ter uma unha bonita por ele.

Apesar do preconceito do fato dos homens trabalharem como manicure, ele disse que ama o seu trabalho e é gratificante deixar o seu trabalho nas mãos de diferentes das mulheres. “Trabalho há seis anos e começou como uma proposta de emprego, porém a medida que o tempo passou eu tive interesse pela área. Gosto de fazer com que as unhas sejam uma obra de arte.”.

Todo esse relato e volta neste mundo de cabelos e cosméticos foi feito com a vista do mar da praia de Ponta Negra ao fundo. Que disputa difícil!

Confira as fotos completas a seguir:

[metaslider id=”22197″]

Tags

Commente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

compartilhe:

Sobre lara

Jornalista e publicitária formada pela UFRN, começou despretensiosamente com um blog para treinar seu lado repórter e virou sua vitrine. Além disso, é mestranda em psicologia na UnP e ainda é doida o suficiente para começar mestrado em Estudo da Mídia na UFRN. Saiba mais sobre esta brechadora.

Desenho: @umsamurai.



Últimas brechadas



Breche aí

Gata Luzia precisa de ajuda para Adoção

Gata Luzia precisa de sua ajuda agora para arranjar um lar em definitivo para ela e ter uma vida inteira de muito amor e carinho...