Websérie revela o trabalho de 24 fotógrafos brasileiros

Websérie revela o trabalho de 24 fotógrafos brasileiros

Compartilhe:

Em estilo documentário, a série “No Olhar” traz depoimentos dos principais fotógrafos do Brasil. Foram reunidos profissionais das áreas de fotojornalismo, publicidade, editorial, documental e conceitual, como Ana Carolina Fernandes, Flavio Damm, Kazuo Okubo, Nana Moraes, Simonetta Persichetti, Tiago Santana, Walter Carvalho, Walter Firmo entre outros.A intenção é mostrar os conceitos a partir de uma leitura mais apurada da fotografia, linguagem, influências e histórias de vida desses profissionais. Os episódios têm duração de nove a 12 minutos, são exibidos através do canal, que pode ser visto através deste link.

A série é produzida pelos irmãos paranense Tiago e Marcelo Ferraz, no qual conseguiu reunir depoimentos intimistas dos principais fotógrafos nacionais dos últimos tempos nas áreas de fotojornalismo, publicidade, editorial, documental e conceitual. O primeiro episódio foi ao ar em dezembro de 2014, com a entrevista de Sebastião Salgado, um dos principais fotógrafos do Brasil e integrante da Academia de Belas Artes da França.

Além de Salgado, já foram entrevistados Sergio Sade, Pedro Martinelli, Sebastian Rojas, Antônio Guerreiro, Nana Moraes, Kazuo Okubo, entre outros, também revelaram ao expectador seus conceitos sobre fotografia, linguagem, influências e histórias de vida. Além de se transformar em um dos principais acervos da memória da fotografia nacional recente, o “No Olhar” proporcionou a mais de 100 crianças da rede pública o contato com a fotografia, concretizando da melhor forma a premissa da Lei de Incentivo à Cultura do Paraná.

De acordo com o diretor do projeto, Tiago Ferraz, a ideia de produzir a websérie surgiu durante o período acadêmico, quando sentiu falta de informações sobre fotógrafos brasileiros, compiladas em formato documental. “Hoje encontramos muitos tutoriais técnicos sobre fotografia, mas ainda existe uma carência em conteúdo sobre linguagem fotográfica e sobre a trajetória dos fotógrafos. Durante a produção da primeira temporada, percebemos que esta websérie ia além de um simples registro e o que tínhamos em mãos era um acervo da memória da fotografia brasileira dos últimos anos”, complementa.

Você pode ler também:  “Nosso Norte” une o esporte com as belezas do RN

A seleção dos entrevistados apresenta uma diversidade de linguagens da fotografia como é o caso da fotógrafa Nana Moraes, que iniciou no fotojornalismo e migrou para a publicidade e editorial. Nana já produziu mais de mil capas para revistas do mercado brasileiro, além de realizar trabalhos pessoais como cobertura de manifestações populares e lançamento dos livros “Desamadas e Ausência”, onde ela dá voz às pessoas excluídas. Ou o caso de Flavio Damm, que tem 90 anos de idade, 70 anos de carreira, já fotografou Getúlio Vargas e fundou a agência fotográfica Image nos anos 70. 

Confira o episódio com o Damm a seguir:

Ainda Walter Carvalho, renomado fotógrafo com mais de 60 filmes em sua carreira, reconhecido pela direção de fotografia de obras como “Central do Brasil”, “Carandiru” e “Cazuza”.

A busca pelo lado humanista dos entrevistados também aparece na contrapartida do projeto. Mais de 100 crianças da rede pública de ensino tiveram a oportunidade de aprender um pouco sobre fotografia, se encantando por esta arte. “Essa iniciativa é muito gratificante, pois promove a descoberta de novos talentos nas áreas menos favorecidas da sociedade”, acrescenta Ferraz.

Tags

Commente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

compartilhe:

Sobre lara

Jornalista e publicitária formada pela UFRN, começou despretensiosamente com um blog para treinar seu lado repórter e virou sua vitrine. Além disso, é mestranda em psicologia na UnP e ainda é doida o suficiente para começar mestrado em Estudo da Mídia na UFRN. Saiba mais sobre esta brechadora.

Desenho: @umsamurai.



Últimas brechadas



Breche aí