Fotógrafo expõe registros no Passo da Pátria

Fotógrafo expõe registros no Passo da Pátria

Compartilhe:

Não é só o Inarteurbana que vai mostrar a comunidade do Passo da Pátria tem diferente, o fotojornalista Alex Régis mostrará um copilado do que registrou nos principais jornais em uma das comunidades mais famosas da zona Leste de Natal e fica a beira do Rio Potengi. A exposição acontecerá no próximo sábado (18), às 19 horas, na Capitania das Artes. O acesso é gratuito.

O objetivo é retratar diversos aspectos da comunidade, como o meio ambiente e, principalmente, a população, o patrimônio maior do Passo.

O forte contato com o Passo é tão forte que ele produziu o longa documental “Passo da Pátria – Porto de Destinos”, lançado no ano passado. A mostra iconográfica ficará aberta ao público até o dia 27 deste mês.  

Composta por 25 imagens em preto e branco, impressas predominantemente nas dimensões 60cm x 45cm, a mostra quer chamar a atenção também para o conjunto de belezas naturais da região, que abarca o rio Potengi.

“Certa vez, tive de ir ao Passo da Pátria produzir a capa de um caderno especial. A intenção era capturar uma imagem de pesca bem plástica. Tinha ali o local perfeito, com o cenário composto por barcos e a luz do pôr do sol refletida no rio Potengi. Depois de fazer a foto, comecei a conversar com o pescador ‘Nino do Peixe’. Ele falava do Passo com um orgulho, um brilho no olhar, que me despertou o interesse em pesquisar a história da comunidade”, relata o fotógrafo.

Alex Régis saiu do Passo com a foto que lhe daria o prêmio BNB de Jornalismo e também com uma visão menos preconceituosa. “Eles sofrem discriminação. Quem passa ali na Avenida do Contorno e olha pra comunidade, tem medo”, diz.

Você pode ler também:  Mais de 50 mil natalenses foram a favor do Diretas Já

O trabalho de Régis abrange um período de quase quatro anos, iniciado em 2015 durante as gravações do documentário. A mostra fotográfica foi concluída neste ano de 2018. A exposição trata do tema felicidade e da relação dos moradores do Passo da Pátria com o Rio Potengi.

Apesar da violência ser um aspecto prevalente na comunidade, o artista propositalmente excluiu o tema de seu foco de interesse, possibilitando ao observador da mostra a apreensão de um lado menos conhecido da vivência e da paisagem humana nas comunidades ribeirinhas que abundam a cena urbana de todo o Brasil.

Serviço:

Exposição fotográfica “Passo da Pátria – Porto de Destinos”

Abertura: 18 de agosto de 2018.

Horário de visitação: 8h às 17h.

Período da exposição: 19 a 27 de agosto de 2018.

Local: Galeria Newton Navarro (Fundação Cultural Capitania das Artes).

Acesso gratuito.

Tags

Commente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

compartilhe:

Sobre lara

Jornalista e publicitária formada pela UFRN, começou despretensiosamente com um blog para treinar seu lado repórter e virou sua vitrine. Além disso, é mestranda em psicologia na UnP e ainda é doida o suficiente para começar mestrado em Estudo da Mídia na UFRN. Saiba mais sobre esta brechadora.

Desenho: @umsamurai.



Últimas brechadas



Breche aí

Gata Luzia precisa de ajuda para Adoção

Gata Luzia precisa de sua ajuda agora para arranjar um lar em definitivo para ela e ter uma vida inteira de muito amor e carinho...