14 artistas vão compartilhar a sua arte no Passo da Pátria

14 artistas vão compartilhar a sua arte no Passo da Pátria

Compartilhe:

Mais uma vez o Inarteurbana estará no Passo da Pátria com o objetivo de estimular os moradores, principalmente os jovens, com a arte urbana, mas também os artistas visuais locais, nacionais e internacionais trocarem suas experiências de vida e registrar o seu trabalho em uma das comunidades mais conhecidas da capital potiguar.

Neste mês de agosto, a partir do dia 21 de agosto,14 artistas originários de 6 estados do Brasil ficarão duas semanas com os moradores da comunidade do Passo da Pátria. Dentre os selecionados estão: Camíz (RJ), Bones (RN), Bruno Malagrino (SP), Luna (PI), Discordia (SP), Bros (PE), Lelo (RJ), Coletivo Aboio (RN), Charles Lessa (CE), Pato (RJ) e Olívia AF (SP) que participarão ao lado dos artistas convidados, Marcelo Borges (RN), Lima (RN) e Bruno Otávio (RN).

A equipe INarteurbana, em colaboração com o Mahalila Café & Livros, selecionou os residentes junto com os jurados Jean Sartief (RN), Arthur Doomer (PI), Flavio Dado (RN), o artista francês e padrinho do projeto Snez (FRA), Alex Parrish (EUA), Sayonara Pinheiro (RN), Nizia Montecinos (RN), Agathae Montecinos (RN) e Arthur Gori (FRA).

Com ações regulares desde 2016, o INarteurbana é igualmente ponto de encontro da cena da arte urbana nacional e internacional, principalmente através de residências artísticas promovidas pontualmente e que contribuem ativamente com a vida cultural da cidade e fortificam a relação entre públicos, artistas, agentes e instituições.

Este projeto é uma realização da associação franco-brasileira Pixo, e do ponto de cultura e residência artística Casa Vermelha, patrocinado pela Fundação Air France, com o apoio da Aliança Francesa de Natal, Consulado Geral da França em Recife, Instituto Francês, Prefeitura de Natal, Fundação Capitania das Artes, SEMURB-RN, SETHAS-RN, Escola Municipal Mareci Gomes, Sherwin Williams, Mahalila Café e Livros, Grupo de teatro Facetas, mutretas e outras histórias, Rádio comunitária e Grupo de idosos do Passo da Pátria.

Além disso, elas realizarão outras atividades além do graffiti dentro do Passo da Pátria.

Fotos: INarteurbana

À convite do projeto, as francesas Stephanie Braka e Pauline David realizarão uma cartografia sensível da comunidade do Passo da Pátria durante esta semana. Braka é formada em arquitetura e especialista em projetos que conectam cultura, arte e planejamento territorial. Ela é tesoureira da Pixo, associação portadora do projeto INarteurbana, e é a primeira vez que conhece o projeto pessoalmente.

Para Stéphanie, que participou igualmente do processo de desenvolvimento do projeto desde 2016, “esta é a ocasião de experimentar o que ela costuma fazer na França em um novo contexto.”.

Para acompanhá-la nesta aventura, ela convidou então a socióloga Pauline David, que é doutoranda em sociologia da educação pela Universidade de Nantes, na França. Com esta ação, elas têm por objetivo mostrar o Passo da Pátria sob um novo ângulo, tendo como ponto de partida suas sensibilidades profissionais e fazendo uso de ferramentas da sociologia, da arquitetura e do urbanismo tático.

Neste momento elas estão em um processo de coleta de informações pertinentes do projeto através de encontros com pessoas-chaves (participantes do projeto) e de questões sobre a vida delas no bairro e a ligação que elas têm com o INarteurbana.

O resultado será apresentado em forma de instalação (cartografia sensível do bairro, além de fotos e entrevistas) durante a exposição coletiva da Capitania das Artes, cuja vernissage está marcada para o dia 30 de agosto e colocada online em seguida.

Por falar em Capitania das Artes, o espaço será lançamento da quarta edição do INarteurban, que terá exposição de trabalhos dos artistas selecionados, cypher de rua, batalha de graffitis, DJs, Feira Mix e dentre outras atividades.

LANÇAMENTO RESIDÊNCIA INarteurbana + 26° CYPHER DE RUA

[Praça do Horto]

26 de agosto à partir das 14h00

Mural coletivo – 14:00

Antonio Gil (RN), Arbus (RN), Bones (RN), Bros (PE), Bruno Malagrino (SP), Bruno OtÁvio (RN), Camíz (RJ), Charles Lessa (CE), Discordia (SP), Edi (RN), Felix (RN), Hugh (RN), Lima (RN), Luna (PI), Marcelo Borges (RN), Olívia AF (SP), Osmo (RN), Pato (RJ), Pazciência (RN), Pok (RN) e Stomp (RN).

Dança – professor Tata Brasil – 14:30

Cypher de rua – 15:00

Bboys e Bgirls, batalhas de break, roda livre de break e breaking

1vs1.

DJ Stanley (Recife-PE)

#2 OFICINAS, ENCONTROS E MESAS REDONDAS (datas e convidados à confirmar)

#3 EXPOSIÇÃO [Capitania das Artes]

Galeria Newton Navarro

30 de agosto a 30 de setembro de 2018

Vernissagem dia 30 de agosto à partir das 16h.

Fotografia, instalação e painéis de arte urbana.

Artistas selecionados: Camila Camíz (RJ), Bones – Wallace Paes (RN), Bruno Malagrino (SP), Luna Bastos (PI), Discordia (SP), Bros – Mário Miranda (PE), João Lelo (RJ), Coletivo Aboio@ (RN), Charles Lessa (CE), Pato (RJ) e Olívia AF (SP). Artistas convidados: Marcelo Borges (RN), Bruno Otavio (RN) e Wild’s Lima (RN)

#4 EVENT0 [Capitania das Artes]

30 de agosto à partir das 16h00

FEIRA MIX, BATALHAS DE GRAFFITI, FLASH TATTOO [+] SHOWS / PERFORMANCES

Movimento cultural

Novos Valores – 18h00

DJ ALF – 19h00

Flori – 20h00

Pretta – 21h00

Tags

Commente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

compartilhe:

Sobre lara

Jornalista e publicitária formada pela UFRN, começou despretensiosamente com um blog para treinar seu lado repórter e virou sua vitrine. Além disso, é mestranda em psicologia na UnP e ainda é doida o suficiente para começar mestrado em Estudo da Mídia na UFRN. Saiba mais sobre esta brechadora.

Desenho: @umsamurai.



Últimas brechadas



Breche aí

Gata Luzia precisa de ajuda para Adoção

Gata Luzia precisa de sua ajuda agora para arranjar um lar em definitivo para ela e ter uma vida inteira de muito amor e carinho...