Renomado violoncelista italiano vai se apresentar com a Orquestra Sinfônica do RN neste mês

Renomado violoncelista italiano vai se apresentar com a Orquestra Sinfônica do RN neste mês

Compartilhe:

O músico italiano Pierluigi Ruggiero e o seu violoncelo serão os convidados para se apresentar no próximo concerto da Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte (OSRN), marcado para o dia 29 de agosto, no Teatro Riachuelo.

Ruggiero iniciou seus estudos de violoncelo no Conservatório de L‘Aquila, na Itália, onde também fez o curso de composição de Paul Arca. O violoncelista já tocou em festivais com direção de maestros como G. Sinopoli, C. M. Giulini e R. Muti.

Além disso, venceu concurso em seu país em 1996 e em 2001 foi o único italiano a ganhar uma bolsa de estudos na “Academia Liszt” de violoncelo da Universidade de Budapeste. Pierluigi Ruggiero já passou por várias e importantes salas de concerto do mundo.

Atualmente, é fundador e diretor artístico da associação “Espressione d’arte” e da “Italian Modern Ensemble”.

Este será o quinto concerto da OSRN em 2018. Além da participação do solista convidado, o concerto de agosto traz ao público a interpretação do Requiem de Mozart.

Nesta obra, a Orquestra contará com a participação do Coral Canto do Povo, da Camerata de Vozes do RN e do Coral e do Grupo de Opera Canto Dell`art. Entre os solistas convidados para o Requiem, estão: a soprano Hilkelia Pinheiro; a mezzo soprano Ariadne Mendes; o tenor César Leonardo Alves e o barítono José Luiz Fernandez.

Requiem de Mozart é uma obra especial na produção de Mozart que, de acordo com várias fontes, foi encomendada secretamente pelo conde Franz von Walsegg para ser apresentada no primeiro aniversário de morte da sua esposa, no entanto, Mozart teria morrido antes de completar o Requiem e, sua viúva Constanze Mozart, se desesperado para completar a obra, convidou um dos alunos de Mozart a finalizar. Daí em diante, muitas controvérsias surgiram sobre até que ponto Mozart teria produzido.

No programa da noite, estão as obras: Ennio Morricone/Giulano di Giuseppe: Western Portrait, Suite para Cello, voz e orquestra sobre os filmes de Sergio Leone; Piero Piccione: C’era una volta, tema do filme com Sofia Loren;  e Wolfgang Amadeus Mozart: Requiem em Ré menor.

O evento tem entrada gratuita, mas é imprescindível garantir os ingressos com antecedência. Para as entradas do 1º lote é necessária a realização da reserva através do site da www.orquestrasinfonicadorn.com.br/ a partir do dia 22 ao dia 23 de agosto.

A retirada dos ingressos reservados deve ser realizada nos dias 27 e 28, das 10h às 22h, na Galeria Fernando Chiriboga, localizada no 3º piso do Midway Mall.

Já os ingressos do 2º lote só começam a ser liberados a partir das 12h, na bilheteria do Teatro Riachuelo, no dia da apresentação do concerto, 29 de agosto, e não precisa de cadastro. Tanto no site quanto na bilheteria, cada CPF apresentado poderá adquirir até duas entradas.

Tags

Commente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

compartilhe:

Sobre lara

Jornalista e publicitária formada pela UFRN, começou despretensiosamente com um blog para treinar seu lado repórter e virou sua vitrine. Além disso, é mestranda em psicologia na UnP e ainda é doida o suficiente para começar mestrado em Estudo da Mídia na UFRN. Saiba mais sobre esta brechadora.

Desenho: @umsamurai.



Últimas brechadas



Breche aí