Quem são os palestrantes da segunda edição do Cerveja com Dados em Natal?

Quem são os palestrantes da segunda edição do Cerveja com Dados em Natal?

Compartilhe:

O Cerveja Com Dados em Natal está de volta. A segunda edição na capital potiguar já tem local e hora para acontecer: será na próxima terça-feira (14), no Sebrae/RN, nas instalações do Sebraelab. Com entrada gratuita, o encontro promete ser um mix de jornalismo de dados, iniciativa cidadã e visualização de dados.

Cada convidado tem 10 minutos para as apresentações. A proposta desse formato é valorizar o momento de interação entre os convidados e a plateia. Tradicionalmente, após todas as apresentações, participantes e convidados vão trocar mais ideias sobre os temas em um bar escolhido conjuntamente.

Para começar a noite, o jornalista Marcelo Lima Leão apresenta os bastidores de uma reportagem que levou a público quantos processos estavam parados nas secretarias judiciárias da justiça estadual do Rio Grande do Norte. Além do acúmulo de ações, a reportagem apontou as deficiências do TJ/RN por meio de indicadores da própria justiça e histórias humanas.

Em seguida, o coordenador do Observatório da Violência do Rio Grande do Norte (Obvio), Ivenio Hermes, mostra como uma iniciativa cidadã fez frente aos levantamentos oficiais de mortes violentas exatamente em anos de recordes históricos. Criado em 2016, o Obvio ganhou notoriedade pela precisão e agilidade na coleta, análise e divulgação dos dados.

Para encerrar a segunda edição do Cerveja com Dados na capital potiguar, a vice-presidente da Sociedade Brasileira de Computação (SBC), professora Thais Batista, vai apresentar uma ferramenta de visualização de dados públicos desenvolvida em parceria com a Prefeitura de Natal: Smart Geo Layers (SGEOL). Com essa aplicação, o espaço urbano e seus dados poderão facilmente visualizados por servidores municipais e cidadãos em geral.

O evento é organizado novamente de maneira independente por membros de nossa rede – Marcelo Lima Leão, Lara Paiva, Andrielle Mendes e Kalianny Bezerra – e conta com apoio do Sebrae/RN, por meio do Sebraelab, e da gente do Brechando.

O estacionamento interno do Sebrae/RN estará disponível para os participantes.

Para participar, basta confirmar sua presença no evento no MeetUp.

Confira os temas da nossa palestra no Cerveja com Dados em Natal:

Justiça Lenta: um repórter que contou 176 mil processos parados na justiça potiguar.

Marcelo Lima Leão. Em atividade jornalística há nove anos, trabalhou nos jornais potiguares Correio da Tarde, Novo Jornal, O Jornal de Hoje e Tribuna do Norte. Também passou pelo portal exclusivamente dedicado à economia, Mercado Aberto RN. Concentrou-se na cobertura de políticas públicas educacionais, do sistema de justiça, economia e política. É técnico em turismo não praticante.

Observatório da Violência: como uma iniciativa cidadã muda o olhar sobre mortes violentas.

Ivenio Hermes. Coordenador do Observatório da Violência do Rio Grande do Norte (Obvio), Instituto Marcos Dionísio de Pesquisa, é mestrando em Cognição, Tecnologias e Instituições pela Universidade Federal Rural do Semi-árido (Ufersa). O consultor em Gestão e Políticas Públicas de Segurança e de Segurança Pública também é membro Sênior do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP).

Smart Geo Layers: uma visão integrada de Natal em camadas de dados.

Thais Vasconcelos Batista. Vice-presidente da Sociedade Brasileira de Computação (SBC), tem pós-doutorado pela Universidade Lancaster [masked]), Reino Unido, e Estágio Sênior na instituição. É professora titular da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) desde 1996. Tem experiência na área de Ciência da Computação com ênfase em Arquitetura de Software e Sistemas Distribuídos.

Tags

Commente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

compartilhe:

Sobre lara

Jornalista e publicitária formada pela UFRN, começou despretensiosamente com um blog para treinar seu lado repórter e virou sua vitrine. Além disso, é mestranda em psicologia na UnP e ainda é doida o suficiente para começar mestrado em Estudo da Mídia na UFRN. Saiba mais sobre esta brechadora.

Desenho: @umsamurai.



Últimas brechadas



Breche aí