Disco com crianças com câncer ajudará a construir sala para grupo de apoio

Disco com crianças com câncer ajudará a construir sala para grupo de apoio

Compartilhe:

A gente sabe da importância da atividade lúdica para as crianças, principalmente aquelas que estão passando por momentos difíceis como um câncer, por exemplo. Por isso, o Grupo de Apoio de Criança Contra o Câncer (Gaac) tem aulas de música, porém falta uma sala para que os frequentadores possam ter um local só para eles. Por isso, desde junho, foi lançada uma campanha de financimento coletivo para gravar um cd chamado “Flor de Cactos”.

O álbum possui 10 faixas compostas e interpretadas por crianças atendidas pela instituição.

O projeto de financiamento coletivo contempla a realização de oficinas de preparação e formação musical (canto, percussão, ritmos, poesia e harmonia), a gravação do CD e possivelmente a realização de um show de lançamento. A instituição irá convidar artistas da música potiguar para participar da gravação do disco, promovendo uma troca de experiências entre os artistas e as crianças compositoras. Após o lançamento, o CD será disponibilizado nas plataformas digitais e distribuído para rádios comunitárias do RN.

As composições são fruto do trabalho da artista Rafaela Brito em suas oficinas de arte, percussão e poesia, junto às crianças atendidas pelo GACC RN. Todas as faixas são composições originais e tratam de temas infantis vividos pelas crianças.

Para fazer a doação é só clicar aqui.

Durante as oficinas de música, as crianças aprendem a confeccionar instrumentos com materiais reciclados e são incentivadas a criar suas próprias composições através de suas histórias, descrevendo seus sonhos e sentimentos em versos e melodias. No início do processo, surgiu a “Bandinha do GACC”, que realizou uma apresentação pública no Parque das Dunas no Setembro Dourado de 2017.
Com o aperfeiçoamento do projeto, a bandinha das crianças ganhou o nome “Flor de Cactos”, em alusão à beleza que surge em meio às adversidades. O nome faz uma analogia entre o enfrentamento do câncer e os espinhos do cactos, entre a flor e a arte das crianças.

Você pode ler também:  Musical de Mamonas Assassinas terá duas sessões em Natal no mês de julho

O potencial desta atividade é restaurador, um processo importante para a elevação da autoestima das crianças, além de aguçar a sensibilidade musical, a criatividade, o intelecto, o físico, a concentração, o equilíbrio emocional e a autoconfiança. Assim nasceu o projeto “Flor de Cactos”, um projeto artístico, com a linguagem musical e o objetivo de estimular a criatividade, ampliar as possibilidades de expressão e apresentar obras musicais compostas e interpretadas por crianças e para crianças.

Tags

Commente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

compartilhe:

Sobre lara

Jornalista e publicitária formada pela UFRN, começou despretensiosamente com um blog para treinar seu lado repórter e virou sua vitrine. Além disso, é mestranda em psicologia na UnP e ainda é doida o suficiente para começar mestrado em Estudo da Mídia na UFRN. Saiba mais sobre esta brechadora.

Desenho: @umsamurai.



Últimas brechadas



Breche aí