Visita da Esquadrilha da Fumaça em Natal nas lentes de Ney Douglas

Cidades
Compartilhe:

Esquadrilha da Fumaça é o nome popular do “Esquadrão de Demonstração Aérea”, um grupo de pilotos e mecânicos da Força Aérea Brasileira que fazem demonstrações de acrobacias aéreas pelo Brasil e pelo mundo. Na última sexta-feira (20), eles fizeram uma apresentação na Praia do Meio, em Natal, atraindo a garotada e os adultos que estavam passado em um dos cartões-postais da capital potiguar, tanto moradores da cidade quanto os turistas. A apresentação durou em torno de 35 minutos, com aviões pintados nas cores da bandeira nacional.

O fotógrafo potiguar Ney Douglas Marques deu uma brechada neste evento e fez algumas fotografias, além de filmar as manobras mais radicais. Ele autorizou que a gente pudesse compartilhar no nosso site:

As origens da Esquadrilha da Fumaça remontam ao início da década de 1940, quando foi criada a Escola de Aeronáutica na Base Aérea dos Afonsos, na cidade do Rio de Janeiro. A primeira demonstração aérea oficial do grupamento que formaria a Esquadrilha da Fumaça ocorreu em maio de 1952, para uma comitiva estrangeira que visitava a Escola. Formava-se ali o embrião da Esquadrilha, dentro da Escola de Aeronáutica.

Em 1969, a Escola de Aeronáutica foi renomeada para Escola de Aeronáutica da Academia da Força Aérea (AFA) permanecendo na Base Aérea dos Afonsos até 1971, quando foi transferida para a cidade de Pirassununga, no estado de São Paulo. Em 1982, depois de seis anos de inatividade, a Esquadrilha da Fumaça foi reativada como a nova denominação de Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA).

Sua missão, segundo a definição do EDA, é “realizar demonstrações aéreas a fim de difundir, em âmbito nacional e internacional, a imagem institucional da Força Aérea Brasileira (FAB)”.

Confira as fotos de Ney Douglas a seguir:

Já o vídeo pode ser conferido a seguir:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.