UFRN procura superdotados para estudar no Instituto Metrópole Digital

UFRN procura superdotados para estudar no Instituto Metrópole Digital

Compartilhe:

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), através do Instituto Metrópole Digital (IMD), está procurando pessoas super inteligentes, mais precisamente crianças e adolescentes que estudam no Ensino Médio ou dos três últimos anos do Fundamental. Eles participarão de um programa voltado para jovens com altas habilidades ou superdotação no domínio da Tecnologia da Informação. As inscrições começaram em 1º de junho e seguem até o dia 27 deste mês.

Sua seleção é realizada em dois momentos. Primeiro, é aplicada uma prova escrita, que vai ocorrer no dia 30 de junho, para que os selecionados possam participar do “Curso de Inverno do IMD”, para o qual são destinadas até 45 vagas. O curso vai se dar entre os dias 9 e 13 de julho e, durante sua realização, serão escolhidos os estudantes a serem integrados no Talento Metrópole.

O programa visa dar acesso a novos conhecimentos aos estudantes, inclusive em nível de graduação ou pós-graduação, e desenvolver o interesse deles por pesquisa científica. O Talento Metrópole também se volta para proporcionar aos alunos a ampliação de suas competências, o desenvolvimento de suas habilidades e a expansão da criatividade na área de TI.

Para isso, eles são acompanhados por tutores, com os quais têm encontros semanais para discussão teórica, aprofundamento na linguagem de programação e desenvolvimento de projetos de pesquisa.

Além disso, os estudantes também têm acompanhamento psicológico, já que é comum que tenham dificuldades de adequação ao perfil das escolas onde estão inseridos, podendo se tornarem desmotivados ou introspectivos.

Por fim, o Talento Metrópole também visa promover um espaço de cooperação e amizade entre os adolescentes e jovens que participam.

Você pode ler também:  Os três atos de um acidente de carro em Natal

“O programa dá para os alunos algo de grupo, de identidade, porque esse é um espaço deles. Eles têm essa sala, os interesses são comuns, a TI os aproxima, guia suas leituras, é um ambiente de desenvolvimento”, explica a psicóloga Juliana Teixeira, que compõe a equipe do programa.

O edital da seleção pode ser acessado por meio do seguinte endereço eletrônico: https://imd.ufrn.br/portal/visualizar/42.

Tags

Commente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

compartilhe:

Sobre lara

Jornalista e publicitária formada pela UFRN, começou despretensiosamente com um blog para treinar seu lado repórter e virou sua vitrine. Além disso, é mestranda em psicologia na UnP e ainda é doida o suficiente para começar mestrado em Estudo da Mídia na UFRN. Saiba mais sobre esta brechadora.

Desenho: @umsamurai.



Últimas brechadas



Breche aí