Veja mais anúncios antigos nos impressos publicados no RN – Parte 3

Veja mais anúncios antigos nos impressos publicados no RN – Parte 3

Compartilhe:

Após o sucesso da matéria que mostra os antigos anúncios de jornais e a sua segunda parte, resolvemos fazer a segunda parte. Essas publicações fazem parte do acervo da Biblioteca Central Zilma Mamede (BCZM), administrado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). É um ótimo momento para pesquisar os periódicos, visto que recentemente os jornais impressos estão deixando de circular pelo estado.

Os jornais coletados foram: “RN Econômico” (Anos 90), “O Diário de Natal” (1941) e “Galvonópolis” (Jornal publicado em Currais Novos em 1931).

As propagandas mostram anúncios de remédios, comida, contato de médicos, lojas e dentre outras coisas que existiam na capital. O período marca pela urbanização e surgimento de novos bairros além da Ribeira e Cidade Alta, tudo que você precisasse estava nestes dois bairros, desde loja de ferramentas até cosméticos. As propagandas, com certeza, mostram o comportamento de como era a sociedade em cada período. Aqui praticamente mostra a evolução dos dois séculos de propagandas de anúncios de jornais.

No jornal curraisnovense tem até propaganda de uma butique do Rio de Janeiro para ter um visual mais elegante para as damas da sociedade. Ou aquela Emulsão Scott estimulando que as crianças engordassem para serem saudáveis.

Mais recente, o RN Econômico era uma espécie de Veja Natalense. Você lembra de lojas como a Saci?

Veja os anúncios a seguir:

Você pode ler também:  Retrospectiva 2019: o que rolou no site
Tags

Commente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

compartilhe:

Sobre lara

Jornalista e publicitária formada pela UFRN, começou despretensiosamente com um blog para treinar seu lado repórter e virou sua vitrine. Além disso, é mestranda em psicologia na UnP e ainda é doida o suficiente para começar mestrado em Estudo da Mídia na UFRN. Saiba mais sobre esta brechadora.

Desenho: @umsamurai.



Últimas brechadas



Breche aí