Autores potiguares e nacionais visitam escolas para estimular leitura aos jovens

Autores potiguares e nacionais visitam escolas para estimular leitura aos jovens

Compartilhe:

O Ação Leitura começa nesta semana e a expectativa é estimular 10 mil adolescentes durante toda a semana. O evento, promovido pela equipe do Jovens Escribas, começa antes mesmo do encontro promovido entre estudantes e escritores. A equipe de produção articula com equipes de professores de várias escolas, o envio de textos dos autores convidados do evento. Com isso, professores de português e literatura trabalham textos dos escritores em salas de aula. Este trabalho prévio estimula um envolvimento muito maior de escolas e estudantes com a leitura dos autores com quem vão encontrar.

O evewnto traz consigo um método utilizado em outros eventos literários Brasil afora que se mostraram exitosos em longo prazo. As ações promovidas seguem a seguinte sequência:
1) São enviados para os professores textos dos autores que terão contato com os alunos para serem trabalhados em sala de aula pelos professores;
2) Os autores visitam as escolas e conversam com os estudantes;
3) Livros dos autores são deixados nas bibliotecas das escolas para serem lidos pelos alunos.

Neste ano o evento contará com a presença de Márcia Tiburi, Paulo Lins, Leandro Ramos (o Julinho da Van, do Choque de Cultura), Clotilde Tavares, Regina Azevedo, Alice Carvalho, Mariana Melo, Marina Petrovich, Pablo Capistrano, Carlos Fialho, Márcio Benjamin, Carito Cavalcanti, Gonzaga Neto e Lucílio Barbosa.

Estão sendo visitadas de escolas de Natal. Além disso, na próxima quarta-feira (23) serão reunidos mais de 1.000 alunos e professores no CEMURE (Cidade da Esperança) para assistir a papos com alguns dos escritores. O local foi cedido graças a uma parceria com a Secretaria Municipal de Educação. Estarão presente Marina Petrovich, Mariana Melo, Carlos Fialho, Márcio Benjamim e Paulo LIns.

Você pode ler também:  Marina Lima e outras artistas farão show gratuito em Natal

Uma parceria com o projeto “Um Rio que flui para o mar da leitura” da Prefeitura de Parnamirim permitiu contemplar também 1.000 estudantes no Cine-teatro municipal da cidade.

Por fim, um parceria com a Secretaria Estadual de Educação vai interiorizar a Ação Leitura, levando escritores para as cidades de São Gonçalo do Amarante, Ceará Mirim, Assu, Angicos, Currais Novos e Tibau do Sul.

Outros eventos além das escolas

Além dos autores da Jovens Escribas que estarão circulando pelas escolas de maio até setembro, 3 convidados bastante especiais virão a Natal para participar das atividades.

A escritora, filósofa e apresentadora Márcia Tiburi será a principal palestrante do Bazar Independente e lançar o livro “Feminismo em comum”, no dia 26 de maio, no Espaço Duas. Também haverá um bate-papo sobre roteiros audiovisuais para Web com os roteiristas Alice Carvalho (Septo) e Leandro Ramos (Choque de Cultura, Larica Total). O premiado autor Paulo Lins (Cidade de Deus, Desde que o samba é samba) conversará com estudantes e professores no CEMURE.

Também terá atividades no Clowns de Shakespeare
Dois dos momentos mais tradicionais da Ação Leitura são abertos ao público e têm acesso gratuito. O “Autores e Atores” junta escritores e membros de diversos grupos de teatro de Natal no “Barracão do Clowns” para divertidas leituras dramáticas, com a presença de atores de grupos de teatro locais e os escritores convidados.

Já o “Bazar Independente” que ocorre no Espaço Duas, em Ponta Negra, reúne diversas iniciativas da economia criativa local para divulgar e vender os seus produtos em meio a debates sobre literatura e uma atração musical encerrando a programação. Este ano, o Bazar ocorrerá no sábado, 26 de maio, a partir das 16h.

Você pode ler também:  Comendo brusqueta no Castelo Zé dos Montes em Sítio Novo

Bazar Independente Especial – com Márcia Tiburi, Alice Carvalho e Leandro Ramos.
Atração musical a confirmar. Lançamento do livro “Feminismo em comum” de Márcia Tiburi.
Espaço Cultural Duas – 26/05 (sábado) – 16h às 22h – Acesso gratuito

Tags

Commente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

compartilhe:

Sobre lara

Jornalista e publicitária formada pela UFRN, começou despretensiosamente com um blog para treinar seu lado repórter e virou sua vitrine. Além disso, é mestranda em psicologia na UnP e ainda é doida o suficiente para começar mestrado em Estudo da Mídia na UFRN. Saiba mais sobre esta brechadora.

Desenho: @umsamurai.



Últimas brechadas



Breche aí