UFRN fornece atividade gratuita neste domingo para comemorar seus 60 anos

Cidades
Compartilhe:

A Praça Cívica já foi palco de diversas atividades culturais e neste domingo (28) ela será usada para o evento SigaArte na Praça, que é aberto tanto para estudantes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) como também por toda a comunidade. A atividade faz parte das ações do 60 anos da instituição de ensino, inserido no Plano de Cultura da instituição, o programa SigaArte tem como objetivo principal divulgar e disseminar a cultura artística universitária, incluindo a maior participação das produções de arte e cultura do estado em ambientes da UFRN.

A programação inclui atrações musicais da Big Band Jerimum Jazz, Babal e Galvão Filho, além de aula aberta de dança de salão e apresentação do Grupo de Dança da UFRN.

Criada em 1998, portanto este ano completando o seu 20º aniversário, a Big Band Jerimum Jazz é formada por alunos dos Cursos Bacharelado e Técnico da Escola de Música da UFRN. é coordenada pelos Professores dessa Instituição Germanna França da Cunha (Percussão) e Gilvando Pereira da Silva (Trombone), tendo como Diretor Artístico o Prof.. Ranilson Bezerra de Farias, que vem desenvolvendo junto ao grupo um trabalho de prática instrumental, e também incentivando novos compositores e arranjadores escreverem para esse tipo de conjunto.

A Big Band apresenta-se regularmente para a comunidade universitária e realiza concertos para o grande público de Natal e cidades circunvizinhas, onde sempre tem sido recebida com bastante entusiasmo.

A Jerimum Jazz traz em seu repertório músicas tradicionais de compositores renomados escritas especificamente para a formação big-band como Glenn Miller, Duke Ellington, etc… mas uma de suas principais propostas, é um trabalho de divulgação de ritmos brasileiros como a bossa nova, choro, samba etc… dando ênfase aos ritmos nordestinos como o baião, frevo, maracatu, ciranda e músicas folclóricas do Rio Grande do Norte.

A iniciativa conta ainda com tenda sensorial, feira criativa de artesanato, mostra de curtas e tenda dos cuidados, que terá atendimentos de Reiki e massagem terapêutica. Imersões poéticas em dança e solo extremos serão dirigidas pela pesquisadora do Laboratório de Estudos sobre Arte, Corpo e Educação (Laborarte) da Universidade de Campinas (Unicamp), Marcia Strazzacappa, com participação dos artistas franceses Isabelle Dufau e Clermont Pithan.

Confira a programação completa a seguir:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.