Golfinhos são vítimas de pesca acidental em Natal

Golfinhos são vítimas de pesca acidental em Natal

Compartilhe:

Em menos de duas semanas, dois golfinhos foram encontrados mortos. O primeiro foi no dia 31 de março, na praia de Ponta Negra, no qual o mamífero ficou preso numa rede de pesca, algo comum na praia, visto que existe velejadores para capturar frutos do mar, como camarão e caranguejo.

A postagem foi feita por Débora Oliveira, que ensina surf para crianças na região. A postagem pode ser conferida a seguir:

Nos comentários também foi informado que um golfinho foi encontrado na Praia da Redinha, zona Norte da cidade, por motivos similares.

A pesca do golfinhos é permitida no Brasil, no qual é utilizado como um substituído para a carne de baleia, quando estas começaram a se tornar raras. Porém muitos golfinhos e orcas também são capturados para se tornarem “atrações” em parques aquáticos. No entanto, mesmo nestas pescas que procuram capturar animais vivos, muitos golfinhos acabam mortos ou feridos, devido às técnicas usadas na captura.

Entre 700 e 1,3 mil toninhas morrem anualmente em redes de pesca no estado brasileiro do Rio Grande do Sul e no Uruguai, segundo dados do Instituto de Oceanografia da Universidade Federal do Rio Grande, localizada no estado gaúcho.

Ameaçadas de extinção, elas estão classificadas como vulneráveis na Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais).

Esses golfinhos citados podem ter sido vítimas do que se chama de pesca acidental, quando um pescador o captura sem querer. Todos os anos, milhões de toneladas de golfinhos, tartarugas, pequenas baleias, aves e peixes ameaçados de extinção são pescados acidentalmente, sendo capturados pelas redes e outros dispositivos de pesca de barcos e navios do mundo inteiro. Problema mundial, a pesca acidental também acontece na costa brasileira.

Você pode ler também:  Onde encontrar golfinhos no RN ?

Cerca de 23% do que é pescado no país é capturado de forma acidental. No caso dos golfinhos, a situação é mais complicada. Os mamíferos, ao serem capturados pelas redes, entram em pânico e lutam para se soltar.

Porém, no estado de Santa Catarina, um estudo publicado na revista LiveScience descobriu que existe um grupo de aproximadamente 20 golfinhos que trabalha lado a lado aos pescadores de Laguna, desenvolvendo uma relação simbiótica única com estes animais.

Os pescadores contam com as criaturas inteligentes para ajudá-los a pegar peixes! Os estudos revelaram que o grupo especial de cerca de 20 golfinhos, ajuda a agrupar os peixes da espécie tainha para os pescadores. E se comunicam com estes, usando a cabeça ou com movimentos das nadadeiras para avisar aos pescadores quando e onde as redes devem ser lançadas.

O sistema é simbiótico porque funciona bem para ambas as partes: os pescadores pescam aquilo que necessitam, enquanto os excedentes ou os peixes que conseguem escapar das redes, vão nadar e cair diretamente nas bocas dos golfinhos.

Tags

Commente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

compartilhe:

Sobre lara

Jornalista e publicitária formada pela UFRN, começou despretensiosamente com um blog para treinar seu lado repórter e virou sua vitrine. Além disso, é mestranda em psicologia na UnP e ainda é doida o suficiente para começar mestrado em Estudo da Mídia na UFRN. Saiba mais sobre esta brechadora.

Desenho: @umsamurai.



Últimas brechadas



Breche aí

Gata Luzia precisa de ajuda para Adoção

Gata Luzia precisa de sua ajuda agora para arranjar um lar em definitivo para ela e ter uma vida inteira de muito amor e carinho...