Cadê o 54A que estava aqui?

Cadê o 54A que estava aqui?

Compartilhe:

Faz duas semanas que recebemos uma denúncia do sumiço do 54A, uma linha alternativa que roda por Natal e anda pelos bairros de Capim Macio e por dentro das ruas da Vila de Ponta Negra. Alguns moradores procuraram o Brechando para saber o sumiço da linha, uma vez que não foi avisada a retirada e souberam através de outros passageiros.

Procuramos, então, a assessoria de imprensa da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, STTU, que confirmou a retirada da linha e que “estão procurando outras alternativas para substituí-lo”.

A 54A surgiu em 2013 após um atendimento de estudantes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e comunidade.  Foi projetada para cobrir buracos na rota da linha 66 (Cidade da Esperança/Ponta Negra), que teve seu itinerário reduzido em dezembro de 2012, no mesmo ano que a linha 03, executada pela antiga Riograndense deixou de circular na cidade.

Há dois anos fizemos um post para falar quais ônibus que andam pelos bairros de Ponta Negra e Capim Macio sem ser na Av. Roberto Freire. Apesar dos dois bairros estarem localizados na zona Sul da capital potiguar, e numa área nobre, são poucas linhas para os moradores da região. Os existentes quase não circula pelos bairros, mas apenas na via principal. Se você quer adentrar aos bairros de Capim Macio e Ponta Negra, precisa andar pela Avenida Engenheiro Roberto Freire.

Quem mora na Avenida Walter Duarte Pereira, por exemplo, onde fica o conjunto dos Flamboyants tinha apenas dois caminhos: ou vai ter que parar na Roberto Freire e atravessar cinco quarteirões até o destino final ou pegar o 54A, uma via alternativa controlada por um permissionário. Agora só resta o 403 e o 403A, que também são feitos por uma via alternativa.

Você pode ler também:  O que era antes do Midway Mall?

Os moradores dos Flamboyants ainda podem se arriscar descer uma ladeira enorme para adentrar a Avenida Ayrton Senna para pegar algumas linhas intermunicipais, como o Eucaliptos, ou o 52 e 50.  Para quem mora em quarteirões mais distantes da via principal, tem que pegar o 54A para chegar em sua casa com segurança e não precisar andar até um quilômetro para chegar a sua residência.

Enquanto isso, a linha 46, 66, 54 e 56 andam por dentro do conjunto Ponta Negra, onde percorre a avenida Praia de Genipabu, Rua Jardim de Alá, Rua de Itamaracá, Rua Praia de Jacumã, Avenida Praia de Búzios. Depois, elas vão ao terminal que fica próximo da Tapiocaria da Vó, na Vila de Ponta Negra para voltar a Avenida Engenheiro Roberto Freire.

O único que anda por dentro da Vila de Ponta Negra é o 56, que também é o único ônibus que sai de Ponta Negra e vai em direção à Via Costeira para os bairros da zona Leste, como Petrópolis e Ribeira. Se você quer sair de Ponta Negra em direção à Ribeira, você poderá pegar o 46.

Mas, se eu quero ir para zona Norte? Apenas o 26 e 73.

Tags

Commente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

compartilhe:

Sobre lara

Jornalista e publicitária formada pela UFRN, começou despretensiosamente com um blog para treinar seu lado repórter e virou sua vitrine. Além disso, é mestranda em psicologia na UnP e ainda é doida o suficiente para começar mestrado em Estudo da Mídia na UFRN. Saiba mais sobre esta brechadora.

Desenho: @umsamurai.



Últimas brechadas



Breche aí