O que foi o Cine-Theatro Carlos Gomes?

O que foi o Cine-Theatro Carlos Gomes?

Compartilhe:

Muita gente já deve ter ouvido falar do Cine-Theatro Carlos Gomes que teve em Natal e hoje fica o Teatro Alberto Maranhão. O centenário prédio começou a ser construído em 1898 e terminou em 1904. O nome é uma homenagem ao importante compositor de ópera brasileiro. Destacou-se pelo estilo romântico, com o qual obteve carreira de destaque na Europa.Foi o primeiro compositor brasileiro a ter suas obras apresentadas no Teatro alla Scala. É o autor da ópera O Guarani, também conhecida como a música da “Voz do Brasil”.

Na época que o teatro estava sendo construído, o Carlos Gomes tinha falecido há pouco tempo. Por isso, a homenagem.

Mas, a história do cinema em Natal veio bem antes. O historiador Rostand Medeiros citou o livro “Écran Natalense” para dizer que a primeira projeção cinematográfica aconteceu na Rua Chile, no dia 16 de abril de 1898, quando Nicolau Maria Parente apresentou pequenos documentários e ficções no seu cinematógrafo para população.

Cinco anos após a inauguração do teatro, houve as exibições dos primeiros filmes dentro do então Carlos Gomes, tendo sido criada a empresa “Juvenal e Cia.” para gerir o negócio. Eram exibidos pequenos curtas. Em uma época quando os desenhos animados estavam engatinhando, o Cinema Natal apresentava sessões destinadas aos pequenos natalenses.

O primeiro longa-metragem foi assistido pelos natalenses apenas em 1928, quando o cinema do teatro era administrado pelos irmãos Cavalcanti.

Em 1931 a empresa “L. Medeiros e Cia.” passar a gerir o cinema do Teatro Carlos Gomes, mas Bertino Dutra da Silva, um dos vários interventores que governaram o Rio Grande do Norte após a Revolução de 1930, impôs um aumentou do aluguel do teatro e a empresa decidiu encerrar suas atividades em outubro de 1932, encerrando a exibição cinematográfica neste local.

Veja alguns cartazes dos filmes que eram exibidos naquela época:

No segundo Governo de Alberto Maranhão, o teatro fechou para a realização de uma reforma, sendo reinaugurado pela “Gran-Campañía Española de Zarzuela, Òpera y Opereta Pablo López”, em 19 de julho de 1912, com a opereta “Princesa dos dólares” de Leo Fall.

Em 1957, o prefeito de Natal Djalma Maranhão, mudou a sua denominação para Teatro Alberto Maranhão. Em 1959 teve nova reforma, sendo reaberto em 24 de março de 1960.

A Fundação José Augusto, iniciou uma nova reforma em junho de 1988, incluindo camarins, salão nobre, jardim, plateia e palco, buscando restaurá-lo sob supervisão técnica da Coordenadoria do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado. Em 2004, a ocasião do seu centenário, mais uma reforma foi feita focada na acessibilidade, revitalização e climatização do espaço.

Atualmente, o espaço se encontra interditado para reforma desde 2015.

Tags

Commente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

compartilhe:

Sobre lara

Jornalista e publicitária formada pela UFRN, começou despretensiosamente com um blog para treinar seu lado repórter e virou sua vitrine. Além disso, é mestranda em psicologia na UnP e ainda é doida o suficiente para começar mestrado em Estudo da Mídia na UFRN. Saiba mais sobre esta brechadora.

Desenho: @umsamurai.



Últimas brechadas



Breche aí

Gata Luzia precisa de ajuda para Adoção

Gata Luzia precisa de sua ajuda agora para arranjar um lar em definitivo para ela e ter uma vida inteira de muito amor e carinho...