Jogando RPG em todos os lugares possíveis de Natal

Jogando RPG em todos os lugares possíveis de Natal

Compartilhe:

Quando a gente pensa que os locais para RPG são eliminados na cidade,  os jogadores procuram novos lugares para poder apreciar. Nos anos 2000, as pessoas jogavam em frente à Reinos, uma loja especializada em artigos nerds, depois ocupavam as mesas das praças de alimentação do Midway e similares, depois voltavam a jogar perto das lojas especializadas, casas de amigos, nos corredores do Setor II da UFRN e dentre outros. Ou seja, existe lugares para jogar RPG.

Um dos novos points é o Complexo Geek, uma loja especializada em artigos nerds que instalou na cidade neste ano e fica em frente ao Midway, na Avenida Benardo Vieira. Além de vender posteres, action figures, camisetas e outros elementos relacionados à cultura pop, lá foi o palco do aniversário de um ano do Calango Lúdico, evento que promove várias mesas de RPG ao mesmo tempo.

Além disso, eles possuem uma lanchonete, com salgados, balas, refrigerante e dentre outras guloseimas.  Quem não quisesse, havia uma mesa enorme de sinuca e um computador para jogar os digitais existentes na internet.

A gente já falou do evento no blog, quando os organizadores fizeram uma edição em pleno domingo de Carnatal.

Era só se inscrever, sentar, conhecer novas pessoas (se foi ao evento na cara e coragem) e jogar.  O Calango Lúdico é organizado pela equipe do Mundos Colidem, que já organizaram o Diversão na Lagoa e ZN Lúdica, onde reúne os fãs destes joguinhos na zona Norte da capital potiguar. Acontece sempre no primeiro domingo de cada mês.

Para quem acha que estou falando grego, RPG é a sigla para  Role-playing game. Como funciona? Os participantes assumem papéis e criam narrativas colaborativamente. O progresso se dá de acordo com um sistema de regras predeterminado vindas de um livro, dentro das quais os jogadores podem improvisar livremente.

O mais famoso é o Dungeons and Dragons, carinhosamente chamado de D&D, criado na década de 1970, que inspirou o desenho “Caverna do Dragão”. No entanto existem outros jogos populares, como Shadowrun, GURPS, Fate, Vampiro, Pathfinder e dentre outros.

Ele une os seus participantes em um único time que se aventura como um grupo. Um RPG ocasionalmente tem ganhadores ou perdedores. Como nas histórias ou filmes, RPGs agradam porque eles alimentam a imaginação, sem no entanto limitar o comportamento do jogador a um enredo específico. Ou seja, precisa está disposto para pagar mico.

Primeiro, você precisa montar o personagem através de uma ficha. Como em uma aventura de RPG sempre existem eventos aleatórios, nem tudo pode ser decidido de forma direta pelo narrador ou jogadores. Os dados, por exemplo, são uma das ferramentas para determinar os atributos.

Além dos tradicionais dados de 6 lados, também são usados dados de 4 lados, 8 lados, 10 lados, 12 lados, 20 lados e 100 lados. Cada sistema tem suas próprias regras para determinar o que ocorre no jogo baseado no resultado dos dados.

Era uma forma de convencer que a partida valia pena. Ainda tinha chance de ganhar alguns prêmios, como livros de RPG, quadrinhos e brinde da nova loja.

Confira mais fotos do evento a seguir:

Tags

Commente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

compartilhe:

Sobre lara

Jornalista e publicitária formada pela UFRN, começou despretensiosamente com um blog para treinar seu lado repórter e virou sua vitrine. Além disso, é mestranda em psicologia na UnP e ainda é doida o suficiente para começar mestrado em Estudo da Mídia na UFRN. Saiba mais sobre esta brechadora.

Desenho: @umsamurai.



Últimas brechadas



Breche aí