Um fim de semana cheio de Burburinho

Um fim de semana cheio de Burburinho

Compartilhe:

O Burburinho Festival de Artes aconteceu neste fim de semana em Natal, foram três dias de evento (26, 27 e 28 de maio), que conseguiu reunir as artes visuais, economia criativa, música, teatro e audiovisual em um mesmo espaço. O local escolhido foi o Bosque das Mangueiras, que é um parque municipal que fica em frente numa das unidades da Universidade Potiguar (UnP), na avenida Nascimento de Castro.

O Brechando esteve lá neste domingo.

Burburinho Festival de Artes reuniu várias manifestações de artes ao mesmo tempo (Fotos: Lara Paiva)

O parque está com ares de abandono, uma vez que os equipamentos para ginástica estão enferrujados, sinalizações estão quebradas e a ponte que fica logo na entrada está quebrada. O local surgiu a partir de um terreno baldio, no qual o dono entregou para Prefeitura como forma de pagar as suas dívidas. Por muito tempo, o bosque foi administrado em parceria com a UnP, hoje o espaço é totalmente do município.

Com o Burburinho, mostrou que é possível criar diversas atividades culturais em volta do espaço urbano, utilizado apenas para fazer caminhadas e apenas pelos vizinhos das redondezas. Durante o tempo em que estivemos lá, ocorriam várias atividade similares, como oficina de tecido acrobático, slackline, exposição de fotos, venda de quadrinhos e a apresentação de teatro.

Produtos sendo vendidos no Burburinho

Mais cedo também contou com um momento de recitação de poesias, feitas pelos próprios poetas potiguares, nos quais alguns estavam distribuindo os livros gratuitamente. Ainda tinha espetáculos de dança, feitos por companhia da terrinha, como a Escola de Dança do Teatro Alberto Maranhão.

Era tanta coisa, que a vontade era de se multiplicar tudo ao mesmo tempo.

Oficina de tecido acrobático para todos

Vale lembrar que todas as atrações do Burburinho Festival de Artes foram selecionados através de um processo seletivo.

Assim como o Eco Praça, o Burburinho quer ajudar a resgatar aquela sensação boa de ir aos espaços urbanos para se divertir sem a necessidade de pagar para entrar, a não ser que você queira consumir os produtos vendidos, como comidas e espaços para economia criativa.

Peça de teatro

Mas o que é economia criativa? Economia Criativa é um termo criado para nomear modelos de negócio ou gestão que se originam em atividades, produtos ou serviços desenvolvidos a partir do conhecimento, criatividade ou capital intelectual de indivíduos com vistas à geração de trabalho e renda. Ou seja, foram vendidos produtos que foram criados por eles mesmos.

Lá haviam produtos naturais, livros, camisetas engraçadas, quadros, copos e dentre outras coisas produzidas pelos próprios natalenses.

A noite estava chegando, mas isso não quer dizer o fim do evento, no qual contou com mostra de curtas natalenses e a apresentação da banda Rosa de Pedra.

Foi o primeiro festival de artes integradas a ser realizado no estado do Rio Grande do Norte, onde diversas linguagens artísticas dialogam e proporcionam cinco dias de programação gratuita para toda a população e turistas, no qual conseguiu angariar recursos através de um edital da Prefeitura de Natal. A intenção é que tenha uma edição para o ano que vem, mas eles precisam angariar os recursos.

Veja as fotos do evento a seguir:

 

Tags

Commente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

compartilhe:

Sobre lara

Jornalista e publicitária formada pela UFRN, começou despretensiosamente com um blog para treinar seu lado repórter e virou sua vitrine. Além disso, é mestranda em psicologia na UnP e ainda é doida o suficiente para começar mestrado em Estudo da Mídia na UFRN. Saiba mais sobre esta brechadora.

Desenho: @umsamurai.



Últimas brechadas



Breche aí